Asteroide gigante atingirá a Terra em 2036?

Já sabemos há anos que o asteroide Apophis vai voar pertinho do nosso planeta em 2029. Também descobrimos que ele vai retornar para um segundo voo próximo a Terra em 2036.

Apophis, com 325 metros de largura (quase 20% maior do que a estimativa anterior de 270 m, e 75% mais massivo), foi descoberto em junho de 2004 e ganhou má fama depois de um estudo preliminar sugerir que ele tinha 2,7% de chances de atingir a Terra em 2029. Observações subsequentes descartaram qualquer impacto neste ano. Ufa.

Quando Apophis vibrar o planeta em 13 de abril de 2029, ele passará dentro de 31.300 quilômetros da Terra. Isso é mais perto do que alguns satélites geoestacionários, que orbitam o planeta a uma distância de 36.000 km.

Será o voo rasante mais próximo da Terra de um asteroide do tamanho do Apophis registrado na história. E estaremos a salvo.

Mas e em 2036? Cientistas da NASA anunciaram recentemente que as chances de um impacto em 2036 são menos de uma em um milhão. Por conta disso, os especialistas consideram que a rocha espacial não representa uma ameaça real para a Terra.

Se alguma vez atingisse a Terra, no entanto, o asteroide criaria uma explosão de 141 megatons de impacto, quase três vezes mais forte do que a maior bomba de hidrogênio já testada, de acordo com a calculadora de impacto da Universidade de Purdue (EUA).

Acompanhamento

Os astrônomos seguiram o asteroide Apophis conforme ele fez um sobrevoo distante da Terra a uma distância de cerca de 15 milhões de quilômetros em janeiro desse ano.

Observações do asteroide no espectro infravermelho

Observações do asteroide no espectro infravermelho

“As chances de impacto como estão agora são menos de uma em um milhão, o que nos deixa confortáveis em dizer que podemos efetivamente descartar um impacto com a Terra em 2036″, disse Don Yeomans, gerente do escritório de Objetos Próximos a Terra da NASA.

“O nosso interesse no asteroide Apophis será essencialmente científico. Com novos telescópios, a atualização de telescópios existentes e o aprimoramento contínuo do nosso processo de determinação orbital, nunca há um momento de tédio trabalhando em objetos próximos da Terra”, disse Yeomans.

Astrônomos da NASA usam regularmente telescópios na Terra e no espaço para procurar por quaisquer asteroides que possam representar uma ameaça de impacto para a Terra.

[HypeScience]