Biscoitos recheados são viciantes como cocaína

Você pensou em comer apenas um biscoito, mas antes que se desse conta, já tinha devorado metade do pacote? Parece que os ratos têm o mesmo problema.

Pesquisadores do Connectict College descobriram que Oreo, o biscoito recheado favorito dos norte-americanos, pode ser tão viciante para ratos quanto a cocaína.

De acordo com a pesquisa realizada pelo neurocientista Joseph Schroeder e seus alunos do Connecticut College, ratos criaram uma forte associação entre os agradáveis efeitos de comer biscoitos e um ambiente específico, como criaram com cocaína ou morfina.

Ao analisar o cérebro dos ratos, a equipe descobriu que comer biscoitos recheados ativava mais neurônios do “centro de prazer” que algumas drogas.

Em um comunicado à imprensa, Schroeder disse que “Isso pode explicar por que algumas pessoas não conseguem resistir a esse tipo de alimento, mesmo sabendo que faz mal”.

Mas o que originou esse estudo, pra começar? Schroeder e sua equipe queriam determinar as possíveis causas de obesidade em bairros de baixa renda. Comprar biscoitos é muito mais fácil e barato que comprar drogas, mas pode oferecer a mesma satisfação pouco saudável.

A principal neurocientista da faculdade, Jamie Honohan, responsável pela ideia original do estudo, explicou que os ratos são muito parecidos com os seres humanos ao saborear um biscoito recheado.

“Eles abrem o biscoito ao meio e comem o recheio primeiro” declarou.

[Discovery Brasil]