Cientista chefe da NASA tem certeza que nós encontraremos vida alienígena dentro de 20 anos

A NASA tem certeza: nós não estamos sozinhos neste universo.

Falando em um painel público na terça-feira, em Washington DC, os cientistas da NASA discutiram a probabilidade de encontrar vida orgânica em nosso sistema solar. Dado o número surpreendente de oceanos que existem ao longo da nossa “casa celestial”, eles dizem que “definitivamente não é um se, é um quando”.

“Eu acredito que nós vamos ter fortes indícios de vida fora da Terra na próxima década e a prova definitiva nos próximos 10 a 20 anos”, disse Ellen Stofan, cientista-chefe da Nasa, no painel.

É claro, a agência espacial não está falando sobre xenomórficos terríveis ou seres inteligentes que podem assumir as personas de adolescentes sexys. Muito provavelmente, qualquer vida que a NASA venha a encontrar dentro do nosso sistema solar será micróbios simples, os blocos de construção essenciais para criaturas mais complicadas que ainda estejam por vir.

A discussão pública foi provocada pelas recentes descobertas de água escondida dentro de muitos de nossos vizinhos planetários. A lua de Júpiter, Europa, tem sido há muito tempo considerada como uma candidata principal para encontrar vida, pois muitos astrônomos teorizam sobre um vasto oceano que se encontra sob sua crosta congelada. Recentemente, um estudo conjecturou que a lua Encélado, de Saturno,  é o lar de fontes termais arenosas. E apenas algumas semanas atrás, a NASA anunciou a descoberta de um oceano de água salgada em Ganimedes, a maior lua de Júpiter.

E isso é apenas a ponta do iceberg. Muitas outras luas e planetas anões podem abrigar esse precioso líquido de sustentação da vida.

Os pesquisadores da NASA dizem que essas revelações derrubaram a ideia anterior de que, para encontrar vida, tínhamos que olhar para planetas nas “zonas habitáveis” das estrelas. Essa teoria sugere que, para que uma rocha espacial possa abrigar vida, ela precisa estar a uma determinada distância “perfeita” de um corpo quente (como a Terra é do nosso Sol). Dessa forma, a temperatura é apenas positiva, de modo que a água possa existir no planeta em estado líquido.

Mas, na lua Europa, existe água em estado líquido, mesmo ela estando a mais de 400 milhões de quilômetros de distância da nossa estrela. Isso porque a atração gravitacional de Júpiter empurra o satélite, causando atrito e energia suficiente para aquecer o líquido sob a superfície. Assim, a água da lua pode permanecer líquida mesmo quando está tão longe de uma fonte de luz.

“Nós agora reconhecemos que as zonas habitáveis ​​não são apenas em torno de estrelas, elas podem ser em torno de planetas gigantes também”, disse Green. “Estamos descobrindo que o sistema solar é realmente um lugar encharcado.”

Nós não iremos vadear nestas águas tão cedo, mas, com a próxima missão da NASA para Europa , a agência pode obter as respostas de que necessita para determinar se os micróbios alienígenas estão vivendo ao lado.