Esta comida é usada como punição na prisão

Um pão saudável, nutritivo e fácil de fazer. Gostoso, não? Conheça o nutraloaf (“pão nutritivo”, em inglês). Ele é servido em prisões dos Estados Unidos e está causando polêmica por lá, por não ter sabor algum.

Os ingredientes vão variando de acordo com quem prepara e distribui, mas geralmente leva carne e/ou frango moídos, pão de trigo integral, queijo cheddar, cenoura, espinafre, feijão, batata, tomate, leite em pó e uvas passas. Parece que os ingredientes são escolhidos aleatoriamente, mas não, cada ingrediente foi escolhido com cuidado para anular o gosto dos demais. A empresa Aramark Correctional Services, uma das produtoras do pão, disse que o objetivo é que o produto tenha um sabor completamente “neutro”, ou seja, sem sabor nenhum.

comida-punicao2

Isso tudo por que o pão é usado como castigo para presos que se comportaram mal – eles passam um tempo comendo apenas o nutraloaf (dois por dia, cada um com cerca de 1.100 calorias). Mas essa história não funcionou muito bem. Os detentos decidiram processar o governo norte-americano, alegando que isso é uma tortura.

No estado de Oregon, eles conseguiram vencer em primeira instância, mas o governo acabou recorrendo e ganhou. Em Illinois, onde um detento fez greve de fome, os presos recorreram e conseguiram que o processo fosse reaberto. Alguns críticos culinários provaram o tal nutraloaf e constataram que o pão realmente não tem sabor nenhum. “Eu queria sentir qualquer sabor, nem que ele fosse ruim”, disse Jeff Ruby, da revista Chicago. Ele não terminou o prato e ficou indisposto o resto do dia.

[Mistérios do Mundo]