Conheça a aranha que se alimenta de peixes

Um estudo realizado por zoólogos na Austrália e na Suíça descobriu que, enquanto aranhas normalmente atacam insetos, algumas espécies complementam sua dieta se alimentando de pequenos peixes, que são o dobro do tamanho delas.

Essas espécies, em que algumas são até mesmo capazes de nadarem, mergulharem e andarem sobre a água, possuem neurotoxinas potentes e enzimas que lhes permitem matar e digerir esses peixes.

100-1[1]

Martin Nyffeler, da Universidade de Basel, na Suíça, e Bradley Pusey, da Universidade da Austrália Ocidental, observaram que existem até cinco famílias de aranhas que mantêm essa forma de se alimentar. Elas são chamadas de aranhas semi-aquáticas e normalmente habitam a margem de córregos de água doce, lagos ou pântanos.

“A descoberta dessa diversidade de aranhas que conseguem comer peixes é algo relativamente novo para a biologia e zoologia” afirma Nyffeler. “Nossa evidência sugere que o peixe pode ser uma presa ocasional de boa importância nutricional”.

100[1]

Com base nos resultados do estudo, esse fenômeno ocorre mais frequentemente na América do Norte, especialmente em zonas úmidas da Flórida, onde foram documentadas pela primeira vez.

100-3[1]

A fim de capturar sua presa, a aranha normalmente apoia a parte traseira de seu corpo em uma pedra ou uma planta, e fica em posição de emboscada. Ao conseguir capturar o peixe, ele é arrastado para um local seco antes de começar a ser devorado, processo que dura várias horas.

[Jornal Ciência]