Criptonita é descoberta na Terra

Cientistas descobriram um mineral que até agora só existia nas histórias do Super-Homem. A fórmula da criptonita (ou kriptonita, como preferem alguns) – o mineral extraterreste que é a única forma de se destruir o homem de aço – foi detalhadamente descrita no filme O Retorno do Super-Homem.

Mas, ao contrário do que seria de se esperar, o novo mineral não foi encontrado em um meteorito ou algo do tipo. Ele foi localizado em uma mina na Sérvia e é branco, tem a textura de um pó e não possui qualquer tipo de radioatividade. No filme, a criptonita é verde e sólida.

Fórmula química da criptonita
Até agora desconhecido, o novo mineral foi estudado pelo Dr. Chris Stanley, do Museu de História Natural da Inglaterra. “No final da minha pesquisa, fiz uma busca na web utilizando a fórmula química do mineral – hidróxido silicato de sódio e lítio – e fiquei maravilhado ao descobrir o mesmo nome científico escrito em uma caixa de pedras de criptonita roubadas por Lex Lutor de um museu no filme O Retorno do Super-Homem.”

Chris Stanley afirma que esse mineral contém os mesmos elementos que os célebres cristais que despojam o super-herói de seus poderes. O único componente que falta é a fluorita. “Mas todos os demais elementos respeitam a composição química da criptonita”, afirma Stanley

A criptonita terrestre não oferece nenhum risco, nem para super-heróis e nem para os seres humanos comuns, e ainda poderá ser utilizada como uma fonte de lítio – um metal importantíssimo economicamente, utilizado na fabricação de pilhas, baterias, fuselagens de aviões e medicamentos.

jadarita2
Jadarita, a criptonita terrestre
Mas o novo mineral não será chamado de criptonita. Os cientistas já decidiram que seu nome oficial será jadarita, devido à região sérvia em que foi encontrado pela companhia mineradora Rio Tinto.

Mas poderiam ter sido um pouco menos conservadores, principalmente porque acaba de nascer uma variação da bem conhecida expressão de que a vida imita a arte – a natureza agora também parece imitar a arte.

E vai forçar todo mundo a dar um sobrenome ao novo mineral. Afinal, daqui a pouco, quem irá se lembrar do nome jadarita? Mas todos se lembrarão se falarmos da jadarita, a criptonita terrestre.

jadarita-a-criptonita-terrestre-2[1]