Especialistas alertam: dietas detox não funcionam

Se você digitar “dieta detox” ou “dieta desintoxicante” no Google, vai receber em sua tela uma enxurrada de artigos falando como ela é maravilhosa, como todas as celebridades a fazem, e como todas elas perderam “500 quilos” em apenas “um dia” com essa fabulosa receita milagrosa.

A ideia da dieta desintoxicante é fazer uma “faxina” no organismo, eliminando toxinas (e quilos extras de quebra). Ou seja, faz bem para a saúde e emagrece.

Porém, de acordo com Simon Brookes, do departamento de fisiologia da Universidade Flinders (Austrália), dietas de desintoxicação e terra do nunca são a mesma coisa.

Com o Natal se aproximando e o verão batendo na porta, as pessoas recorrem a recursos “rápidos” para emagrecer, e as bebidas e dietas de desintoxicação estão entre os favoritos.

Brookes explica que essas dietas fazem muito pouco para eliminar as toxinas do corpo depois de semanas comendo exageradamente (como nas festas de fim de ano, por exemplo).

“Sempre que ouço a palavra desintoxicação, a palavra ‘besteira’ me vem à mente”, diz Brookes.

Nossos rins, fígado e trato gastrointestinal são projetados para remover ou neutralizar as toxinas dentro de horas depois de elas serem ingeridas, explica o professor. Assim, a ideia de que você pode de alguma forma complementar isso com uma bebida milagre ou dieta de uma semana é um “disparate”.

“E quanto mais caro é o produto, mais as pessoas tendem a acreditar que funciona”, afirma Brookes. “É o efeito placebo. As pessoas acreditam que algo funciona se custa caro, ou tem um gosto horrível, porque acham que deve ser bom para elas”.

Brookes afirma que, quando as pessoas começam tal dieta, se sentem melhor. Mas não é seu corpo que a dieta está ajudando, e sim sua consciência.

Até por conta disso, Brookes diz que, apesar de suas falhas, as dietas de desintoxicação não são totalmente inúteis, porque podem incentivar as pessoas a adotarem hábitos mais saudáveis.

Essas dietas geralmente envolvem comer muitas frutas e legumes, como folhas verdes, maçã, mamão, abobrinha, palmito, bem como castanha, quinoa, leite de soja e linhaça.

“Comer muita fruta e legumes frescos, além de não comer ‘porcarias’ o tempo todo, é o lado bom de uma dieta de desintoxicação”, explica Brookes. Então, sim, ela pode ser saudável, mas a ideia de que um dia ou duas semanas de desintoxicação vai resolver todos os seus problemas depois de anos de uma dieta ruim é uma fantasia.

Segundo Brookes – e a maioria dos especialistas da área – a chave para a boa saúde é uma dieta equilibrada, aliada a exercícios físicos e boas noites de sono. “É tudo senso comum, assim como beber muita água, evitar álcool e cigarros. São coisas óbvias, mas as pessoas não querem ouvi-las”, diz.

Claro que não, né? Mais fácil fazer uma dieta de desintoxicação de uma semana do que levar uma vida toda saudável, afinal, qualquer um preferiria a solução mais rápida – exceto que a dieta detox não é tanto uma solução quanto um tapa-buracos temporário.

Se você quiser conhecer uma dieta que realmente pode lhe fazer bem a longo prazo, tente a dieta mediterrânica, que estudos no mundo todo provaram ser excelente para a saúde e expectativa de vida das pessoas. [MedicalXpress]