9 dos mais estranhos exoplanetas conhecidos

Um deles é tão velho que ganhou o apelido de Matusalém, outro é feito de diamante e orbita uma estrela morta, e outro é tão pouco denso que flutuaria na água: o universo está cheio dessas coisas. E nós estamos apenas começando a descobri-las.

O MAIS INFERNAL

corot-7b[1]

CoRoT-7b é rochoso, mas está tão próximo da estrela-mãe que a superfície é derretida. As temperaturas ali chegam a 2.200º C, o suficiente para vaporizar rochas. Vulcões e chuvas de pedras completam o cenário um tanto infernal.

O MAIS ESCURO

tres-2b[1]

TrS-2b é mais escuro do que o mais negro dos carvões: reflete menos de 1% de luz que recebe. Pesquisadores acreditam que o gigante gasoso tenha na atmosfera elementos químicos que absorvem a luz, mas tamanho negrume ainda é um mistério.

TRÊS SÓIS

hd_188753[1]

O sistema do HD 188753 (canto superior esquerdo) é composto por um sol amarelo, um laranja e outro vermelho. Aqui é como se estivéssemos em uma lua do gigante gasoso. Não se sabe como o astro se formou em meio a três campos gravitacionais.

PLANETA CONDENADO

wasp-12b[1]

WASP – 12b está marcado para morrer: vai ser devorado pela própria estrela-mãe daqui a “apenas” 10 milhões de anos. Ele está tão próximo do sol que sua atmosfera está evaporando, e o material perdido é consumido pela estrela.

O MAIS VELHO

psr_b1620-26_b[1]

PSBR B1620-26 b foi apelidado de Matusalém: tem 12,7 bilhões de anos (a Terra tem cerca de 4,5 bilhões , e o Universo tem 13,7 bilhões). Ou seja, o planeta ancião se formou pouco tempo depois do Big Bang. Orbita um pulsar e uma anã branca.

O MENOS DENSO

hat-p-1b[1]

Acredite se quiser: Se existisse uma banheira grande o suficiente HAT-P-1b flutuaria nela. Sua densidade equivale a um quarto da densidade da água. Tem cerca de metade da massa de Júpiter, mas é quase duas vezes maior.

O MAIS VELOZ

hat-p-1[1]

Imagine se a cada vez que você fosse dormir, um ano se passasse. No planeta SWEEPS-10 é assim: a cada dez horas, um ano novo. Pertence a uma nova classe de exoplanetas, de “períodos-ultra-curtos”, que duram menos de um dia terrestre.

O MAIS FRIO

ogle-2005-blg-390lb[1]

Localizado próximo ao centro da Via Láctea, o rochoso OGLE-2005-BLG-309Lb fica muito distante de sua estrela-mãe. Estima-se que a temperatura na superfície atinja -220ºC. Nestas condições, a amônia e o metano se solidificam.

PLANETA DIAMANTE

psr_j1719-1438[1]

Orbitando o pulsar PSR J1719-1438, a enorme pedra preciosa foi formada devido à altíssima pressão a que está sujeita (o pulsar realiza 10 mil rotações por minuto). Nestas condições, o carbono se cristaliza, formando o diamante.

[Galileu]