Google Street View revela habitat do urso polar

Os ursos polares são uma das espécies representativas da mudança climática , mas como vivem predominantemente no gelo marinho do Ártico, poucas pessoas têm a chance de observá-los na natureza. Agora, uma parceria entre o Google e a ONG Polar Bears International (PBI) pretende levar a lares e escolas de todo o mundo imagens únicas do cotidiano desse animal fascinante.

O projeto, lançado no Dia Internacional do Urso polar, concentra-se na cidade de Churchill, no Canadá, conhecida como a “capital mundial do urso polar”, às margens da Baía de Hudson. Todos os anos, no outono, centenas de ursos se reúnem nos arredores da cidade, esperando a baía congelar para caçar seu prato predileto, as focas.

No ano passado, especialistas do Google visitaram Churchill durante a temporada do urso polar, e equiparam os Tundra Buggies com as câmeras do Google Street View. Do tamanho de um ônibus escolar, os buggies são equipados com rodas enormes de caminhão e atravessam a tundra levando turistas e cientistas para observar os ursos.

Polar-Bear-and-Tundra-Buggy-Trekker[1]

Depois de dez dias de treinamento com os técnicos do Google, a equipe da PBI começou a captar imagens dos ursos para o Google Street View. As fotos podem ser visualizadas no Google Maps e também no site da PBI. As fotos mostram os ursos brigando, caminhando pelo gelo e descansando na neve, e quem olhar mais de perto talvez consiga ver um ou dois filhotes passando.

Polar-Bear-with-lodge-in-the-background[1]

Além de revelar imagens das ruas e do cotidiano dos ursos de Churchill, o projeto também fornecerá aos cientistas da PBI um “registro completo de tudo o que aconteceu entre outubro e novembro deste ano”, declarou Karin Tuxen-Bettman, gerente do projeto do Google no Ártico canadense. A PBI também está lançando um plano de aulas on-line, que usará as imagens para ensinar sobre a tundra e o habitat do urso polar. Por exemplo, se um texto afirma que os ursos se protegem do vento em salgueiros baixos, os alunos podem verificar essa informação clicando no percurso do Tundra Buggy e encontrar um urso fazendo exatamente isso.

Polar-Bear-in-the-snow2[1]

“Estar em pleno habitat dos ursos polares e vê-los de longe foi uma experiência incrível”, conta Tuxen-Bettman . “Foi muito emocionante vê-los pela primeira vez, eles são tão fortes e majestosos. Mas ao mesmo tempo, lembro que fiquei triste porque o tempo deles parece estar se esgotando. Espero que essas imagens consigam fazer as pessoas experimentarem essas sensações”.

Polar-Bear-close-up[1]

“Mais e mais cientistas estão trabalhando com o Google Street View para traçar linhas de ação e monitorar alterações ao longo do tempo”, explica Tuxen-Bettman, acrescentando que os pesquisadores também utilizaram os veículos em lugares como a Amazônia e as Ilhas Galápagos. “São imagens congeladas no tempo, mas a PBI espera utilizar o Trekker outras vezes e repetir o estudo”.

Polar-bear-at-dusk[1]

A diretora-executiva da PBI, Krista Wright, enfatiza os benefícios científicos das imagens. “Estamos observando mudanças rápidas no habitat do urso polar, em primeira mão”, afirma. As informações fornecidas pelo Google Street View sobre a tundra canadense “são absolutamente essenciais para podermos compreender e comunicar o impacto da mudança climática sobre esse ecossistema tão delicado”.

tundra-at-sunset[1]

[Animal Planet]