A Grande Mancha Vermelha de Júpiter está diminuindo, afirma Nasa

A característica mais marcante de Júpiter é uma mancha vermelha gigante, maior que o nosso planeta. Porém, imagens do Telescópio Espacial Hubble mostraram que ela está encolhendo.

A chamada “Grande Mancha Vermelha” é uma violenta tempestade, que no final de 1800, foi estimada em cerca 40.000 km de diâmetro, grande o suficiente para comportar três Terras, uma ao lado da outra. A tempestade aparece como uma esfera de um vermelho escuro cercado por camadas de amarelo claro, laranja e branco.

058[1]

Ventos dentro da tempestade foram medidos em várias centenas de quilômetros por hora, afirmam os astrônomos da Nasa. No momento em que as sondas espaciais Voyager sobrevoaram o planeta em 1979 e 1980, o local foi reduzido para cerca de 22.500 km de diâmetro.

Agora, novas fotos tiradas pelo telescópio espacial Hubble em órbita na Terra mostram que a mancha vermelha de Júpiter está menor do que nunca, medindo pouco menos de 16.100 km de diâmetro e também ficou mais circular do que antes. Os cientistas não sabem ao certo porque a Grande Mancha Vermelha está diminuindo em cerca de 1.000 km por ano.

Terra em relação à Grande Mancha Vermelha

Terra em relação à Grande Mancha Vermelha

“É evidente que muito pequenos redemoinhos estão alimentando a tempestade. Estes podem ser responsáveis pela mudança acelerada, alterando a sua dinâmica interna”, afirma Amy Simon, um astrônomo do Goddard Space Flight Center da Nasa, em Greenbelt, Maryland, EUA.

Simon e seus colegas planejam acompanhar os estudos para tentar descobrir o que está acontecendo na atmosfera de Júpiter que está drenando a tempestade de energia e fazendo-a encolher.

[Jornal Ciência]