8 grandes vilões robôs

Tecnofobia é o medo da tecnologia moderna. E nenhum gênero representa melhor os medos da nossa sociedade a respeito do futuro e das máquinas do que a ficção científica. Esse medo, várias vezes, toma forma de um vilão robô, que se assemelha fisicamente com os mocinhos, mas serve de exemplo de como a tecnologia pode ser usada para o mal. Relembre com a gente alguns dos robôs mais assustadores da ficção:

Atenção: Spoilers sobre os enredos abaixo

1. Exterminador do Futuro

Terminator-salvati_1403870i[1]

Um robô assassino, que volta do futuro para matar a mãe de um menino antes mesmo dele nascer. O T-800 tinha visão de longo alcance e noturna e era capaz de acertar dois alvos em movimento ao mesmo tempo. Nos filmes seguintes da série, ele tornou-se mocinho, mas os robôs vilões eram muuuito mais evoluídos. O T-1000, por exemplo, era feito de metal líquido e podia adquirir qualquer forma que quisesse. Já a T-X, vilã do próximo filme, além da condição anterior, também tinha um esqueleto totalmente flexível.

2. Maria

Metropolis128[1]

O filme Metrópolis (1927), de Fritz Lang, mostra uma cidade distópica. Os ricos vivem no alto de arranha-céus e os pobres trabalham sem descanso nas máquinas do subsolo para fornecer a energia que mantém os edifícios. Na história, a grande vilã é uma robô, Maria, criada para ser uma cópia da mocinha da trama. A android causa o caos em Metrópolis, hipnotizando homens e causando a destruição de todas as máquinas da cidade, além de quase matar todas as crianças.

3. Ultron

avengers_earths_mightiest_heroes_ultron[1]

Ultron é o grande vilão robô da Marvel e será, inclusive, o antagonista do próximo filme da série dos Vingadores. Ele é um exemplo de inteligência artificial que se voltou contra seu criador. Desde então, ele tem se reconstruído e melhorado seu sistema, com o objetivo de eliminar os humanos da Terra para repovoá-la com robôs. Ultron é super forte e inteligente, além de ser capaz de se regenerar sempre que é vencido por algum dos heróis. Ele também consegue construir outros robôs para ajudá-lo, apesar de alguns desses se virarem contra ele e se juntarem aos mocinhos.

4. Ash

alien[1]

No filme Alien, o 8º Passageiro (1979), de Ridley Scott, além da tripulação da nave espacial Nostromo ter que tentar sobreviver a um extraterrestre bem terrível, eles também tem que lidar com a traição de Ash. O oficial de Ciências permite a entrada do Alien na nave, mesmo que isso coloque em risco a vida de seus colegas. Uma das grandes surpresas do filme é a descoberta que Ash é, na verdade, um android. Um vilão capaz de se comportar como humano, sem preocupação com vidas e que não morre ao ser decapitado. Tenso.

5. Replicante Roy Batty

roy-batty[1]

Em Blade Runner (1982), os replicantes são androids bio-robôs, ou seja, são seres geneticamente modificados, aparentemente idênticos a um humano adulto, mas com força, agilidade e inteligência superiores. No filme de Ridley Scott, Roy Batty é um replicante e um dos principais vilões. O ser tem inteligência artificial, mas é incapaz de lidar com emoções. Ele faz parte da série Nexus-6, e tem níveis físicos e mentais A, ou seja, é extremamente forte, resistente e genial.

6. Megatron

megatron

Megatron é um robô alienígena, capaz de alterar as formas do seu corpo. O principal vilão do universo de Transformers é líder de uma facção chamada Decepticon, que vem do planeta Cybertron e pretende dominar todo o universo. A principal arma de Megatron é um canhão de fusão e ele também tem como modo alternativo uma arma Walther P38. No filme Transformers (2007), ele é ferido e precisa ser remodelado, assumindo um novo nome, Galvatron.

7. Mechagodzilla

mechagodzilla[1]

O Godzilla é um monstro criado a partir de radiação nuclear, uma metáfora para a devastação causada pelos ataques nucleares ao Japão. Em 1974, Godzilla ganhou um oponente robótico: o vilanesco Mechagodzilla, do filme de Jun Fukuda, Godzilla vs. Mechagodzilla. O robô é um dos piores vilões da franquia, uma espécie de espelho do mocinho que distorce tudo o que faz o Godzilla bom. Mecha é muito poderoso, dispara um laser de sua boca e mísseis dos dedos, além de ser feito de titânio.

8. Sentinelas

blogger-image--2105502330[1]

Os Sentinelas são robôs criados pelo vilão Dr. Bolivar Trask com o objetivo de caçar e destruir mutantes. Além da presença deles no último filme dos X-Men, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014), tais robôs também estão presentes em vários quadrinhos e videogames da série. Os Sentinelas, além de serem capazes de voar, identificar mutantes a longa distância, e serem muito resistentes, também podem alterar sua forma física e adquirir o poder de seus adversários. Poucos robôs Sentinelas conseguem ter consciência.

[Superinteressante]