Japão quer colocar um cinturão de painéis solares na Lua para gerar energia para toda a Terra

O Japão busca alternativas para gerar energia após o incidente em Fukushima. O país está adotando a energia solar como uma de suas principais formas de geração energética. Pensando nisso, uma ambiciosa empresa está pensando em gerar energia para todo o planeta colocando um cinturão de painéis solares em nosso satélite natural.

O que a Shimizu Corporation planeja é colocar, em linha reta, centenas de milhares de painéis solares que iriam transmitir a energia gerada para a Terra através de radiação de micro-ondas. O projeto, chamado de Luna Ring, pode sair do papel e virar realidade em 2035.

A empresa defende que o projeto forneceria uma “quase” inesgotável forma de geração de energia, além de não ser poluente e trazer prosperidade para a vida no planeta.

jap[1]

Os robôs teriam um papel importantíssimo na construção do cinturão, sendo operados por engenheiros aqui da Terra 24h por dia. Recursos lunares poderiam ser usados para produzir insumos, como a água, através de hidrogênio importado da Terra.

O objetivo é misturar a água artificial com a terra da própria Lua para fabricar cimento, fibra de vidro, tijolos e outros materiais que serão usados na construção.

Ao total, seriam 11.000 km de painéis solares que dariam a volta no equador lunar. A largura do cinturão vai variar, mas pode chegar a 400 km.

Estações seriam construídas no Pacífico para captar essa radiação e convertê-la em energia elétrica com antenas de micro-ondas com mais de 20 km de diâmetro.

A ideia é fantástica e seria incrível se conseguisse sair do papel. Para isso, milhares de testes precisam ser feitos, além de um investimento incalculável, tão grande que o Japão certamente não poderia arcar sozinho. Vários países precisariam entrar em acordo e fornecer bilhões para que todos fossem beneficiados.

Clique na imagem para vê-la em tamanho maior

Clique na imagem para vê-la em tamanho maior

Confira o vídeo abaixo:

[Jornal Ciência]