Os 8 melhores antivírus, segundo a AV-Comparatives

O laboratório AV-Comparatives liberou nesta última semana os resultados do segundo semestre de seus tradicionais testes de antivírus. A análise leva em conta o desempenho dos programas no bloqueio de páginas, detecção de malware e falsos-positivos, sempre com os software nas configurações padrão. Algumas centenas de URLs – confiáveis ou não – são examinadas diariamente nos meses, e cada antivírus é instalado em um computador próprio com Windows 7 SP1 de 64-bits.

Justamente por considerar especialmente o usuário comum, o estudo leva o nome de “‘Real Word’ Protection Tests”, ou “testes de proteção do ‘mundo real’”. Os antivírus têm a detecção de vírus comparada com o Security Essentials, e versões Internet Security são as escolhidas preferencialmente. Empresas podem optar por “inscrever” produtos diferentes, como parece ter sido o caso da Avast! – a companhia está representada por seu Antivirus Free. Confira a seguir os oito primeiros colocados, que levaram o selo Advanced+.

8º – Fortinet FortiClient 5.0 (com FortiGate)

thumb-33824181208-fortinet-forticlient-5.0-com-fortigate-resized[1]

Com pontuação 10 na detecção de falsos-positivos e 98% na taxa de proteção – queda de quase 1% em comparação com o último semestre –, o software da Fortinet é o pior dos oito primeiros. Mas ainda assim, tem desempenho melhor que os classificados como Advanced, Standard e Tested no ranking da AV-Comparatives.

A versão testada foi a de Windows, mas o programa conta com edição para Mac, iOS e Android. Os recursos incluídos são antivírus, VPN, filtro de páginas, autenticação em dois passos, firewall, entre outros. Ele pode ser baixado gratuitamente, mas foi testado associado ao FortiGate, também da Fortinet, que é pago e tem preços sob consulta (apenas em dólar).

7º – Sophos Endpoint Security

thumb-34464181234-sophos-endpoint-security-resized[1]

O antivírus da Sophos, mesmo pago, obteve uma taxa de proteção de 98,4%, abaixo da obtida pela solução gratuita da Avast!. Em termos de detecção de falsos-positivos, no entanto, foi melhor, fazendo 3 pontos e perdendo apenas para o ESET e o Kaspersky entre os primeiros.

No campo recursos, o programa multiplataforma é basicamente um antivírus, mas se destaca por ser leve, assim como a solução da Emsisoft – muito pelo fato de ser baseado na nuvem. Ele oferece proteção na hora de navegar e controle sobre aplicativos de P2P, VoIP e IM, assim como de dispositivos de armazenamento externos. Mas por ser voltado para negócios, um mínimo de três licenças precisam ser obtidas, por 101 dólares (não há vendas em reais).

6º – Avast! Free Antivírus 8.0

thumb-98336181216-avast-free-antivirus-8.0-resized[1]

Única solução gratuita da lista, o Avast! Free Antivirus é também um dos mais populares antivírus no ranking. A taxa de proteção comparada com a do semestre passado foi um pouco menor, caindo de 98,9% para 98,7%, mas o resultado ainda é muito bom para um programa que pode ser baixado de graça. Em termos de falsos positivos, os 4,5 pontos – mesmos do Avira Internet Security – também são bem satisfatórios.

Como é apenas um antivírus, os recursos também são poucos. O programa escaneia o computador em busca de malware, bloqueia a entrada deles por sites ou unidades de armazenamento externas e ainda analisa programas instalados em busca de atualizações.

5º – Emsisoft Anti-Malware 8.0

thumb-67232181254-emsisoft-anti-malware-8.0-resized[1]

O Anti-Malware da Emsisoft bateu 99% na taxa de proteção e fez 10 pontos na detecção de falsos-positivos, o que o coloca abaixo da média da concorrência nesse último quesito. O desempenho ainda é bom, mas houve uma queda de 0,4% de um semestre para outro.

O programa não é uma suíte completa, trazendo menos recursos que os software seguintes da lista. Os três listados na página oficial são proteção de navegação (que bloqueia sites maliciosos), “file guard” (escaneia arquivos baixados em busca de ameaças) e bloqueio por comportamento (visa combater ameaças zero-day, monitorando o comportamento de programas em execução). A licença de um ano para três máquinas sai por 50 reais.

4º – ESET Smart Security 6.0

thumb-98464181229-eset-smart-security-6.0-resized[1]

O ESET obteve uma boa melhora na performance se comparado com a medida no período de março a junho deste ano. Saltou de uma taxa de proteção de 98,6% para 99,1%, com detecção de falsos-positivos praticamente nula, como no caso do Kaspersky Internet Security.

O pacote traz antiphishing, controle parental e antispam, como os outros. Tem como diferenciais listados um bloqueador de exploits (para evitar ataques que “desviam” de antivírus) e proteção de redes sociais (examina links publicados no Facebook, por exemplo). Por aqui, um ano de licença sai por 90 reais.

3º – Avira Internet Security 2013

thumb-32768181258-avira-internet-security-2013-resized[1]

Com taxa de proteção de 99,4%, o Avira Internet Security ficou com uma média menor que a das soluções da F-Secure e da Trend Micro. No entanto, compensou na detecção de falsos-positivos, onde fez 4,5 pontos, contra 47,5 e 15 dos concorrentes – no caso, como dá para perceber, quanto menor a pontuação, melhor.

Entre os recursos, estão antispyare, varredura de pastas compartilhadas, alerta de sites pouco confiáveis e até backup online – são 5 GB disponíveis na nuvem para guardar arquivos. A suíte está disponível no Brasil por 103 reais (licença para um computador).

2º – Bitdefender Internet Security 2013

thumb-98848181230-bitdefender-internet-security-2013-resized[1]

Na primeira colocação no semestre anterior – empatado com o Kaspersky –, o pacote da Bitdefender teve uma leve queda no desempenho, com taxa de proteção de 99,7%. Não foi muito bem na hora de lidar com falsos-positivos, detectando 10, mas ainda assim ficando abaixo da média de outros programas.

Como os testes começaram em agosto, não houve tempo para a inclusão da versão 2014 do Bitdefender Internet Security. Ela conta com um recurso de proteção para transações chamado Safepay, firewall, antispam, controle parental e um curioso Autopilot, que diz tomar automaticamente as melhores decisões de segurança para o usuário. A licença para três PCs sai por 135 reais.

1º – Kaspersky Internet Security 2014

thumb-640181252-kaspersky-internet-security-2014-resized[1]

A suíte de segurança dos russos da Kaspersky levou o primeiro lugar nos testes, detectando praticamente nenhum falso-positivo com taxa de proteção de 99,9%. O resultado é quase o mesmo obtido no primeiro semestre, quando o Internet Security 2013 obteve também a primeira colocação.

O software testado foi o do Windows, mas ele também conta com versão para Mac. Além da detecção de malware, ele traz proteção antiphishing, um recurso chamado SafeMoney para transações online, firewall, módulo antispam e controle parental. A licença para um dispositivo, válida por um ano, sai por 99 reais

[Info]