O mistério das luzes que aparecem antes dos terremotos

Durante séculos, as pessoas têm observado fenômenos estranhos diante de grandes terremotos, como luzes que aparecem em cordilheiras e montanhas. Estes relatos sempre foram recebidos com ceticismo por cientistas, já que algumas pessoas defendem que essas luzes seriam produzidas, por exemplo, por óvnis. Contudo, poderia existir uma explicação mais terrena para este tipo de fenômeno.

“Luz, diante de um terremoto, é um fenômeno real e não é de Ufos”, disse à revista Nature o pesquisador Robert Thériault, geólogo do Ministério de Recursos Naturais do Quebec. “Ele (o fenômeno) pode ser explicado cientificamente”.

Em estudo publicado na edição na Seismological Research Letters, Thériault e seus colegas reuniram relatos confiáveis de avistamentos destas luzes desde 1600 e encontraram algumas intrigantes semelhanças. Um total de 63 dos 65 avistamentos pesquisados ocorreram ao longo de falhas quase verticais. Os pesquisadores sugerem que, ao longo destas falhas, o estresse de pedras em atrito produz cargas elétricas que podem “viajar” para cima e interagir com o ambiente para criar luz.

“Quando o estresse de um terremoto atinge a rocha, ele quebra as ligações químicas, produzindo buracos de carga elétrica positiva, que podem fluir verticalmente pela falha até a superfície, provocando fortes campos elétricos locais que podem gerar luz”, diz o trabalho publicado na Nature.

Em pelo menos um dos casos pesquisados, a luz emanada antes de um terremoto foi usada como sinal de alerta, segundo o estudo.

“Próximo de L’Aquila, na Itália, em abril de 2009, um homem viu luzes brancas refletindo em seus móveis da cozinha nas primeiras horas da manhã e tirou sua família de casa, por segurança. Duas horas depois, um grande terremoto abalou a região”.

[History]