O misterioso “Artefato do Coso”

Wally Lane, Mike Mikesell e Virgínia Maxey descobriram no ano de 1961 algo no mínimo inusitado. Enquanto exploravam as montanhas Coso, na Floresta Inyo, perto do Vale da Morte (EUA), os co-proprietários de uma loja encontraram um geodo fossilizado, e na tentativa de encontrar cristais que normalmente existem dentro dessas cavidades, eles encontraram algo semelhante à uma vela de ignição.

No meio do geodo existia um núcleo de metal com 2 mm de diâmetro. Ao seu redor, algo semelhante à um colar de cerâmica, que estava coberto por uma capa hexagonal escavada em madeira que teria se solidificado tempos depois. A camada externa do geodo era composta por argila petrificada, pedras e pedaços de conchas fósseis.

Os pesquisadores dataram o estranho objeto como sendo produzido à pelo menos 500 mil anos atrás.

Diversas análises foram feitas, entre elas chapas de raios-X, no qual levantou-se a hipótese que uma das partes do objeto se assemelhava à uma vela de ignição, um dispositivo elétrico que surgiu muito tempo depois para ser usado em motores.

Artefato-de-Coso[1]

O objeto cortado em dois mostra uma parte hexagonal, um isolante de porcelana ou cerâmica com uma haste central metálica : as principais partes de uma vela de ignição

“Descobrimos que todos os componentes de uma vela de ignição eram similares aos do artefato de Coso”, escreve Ron Willis, um dos pesquisadores envolvidos no caso, “mas com algumas diferenças. O anel de cobre ao redor das duas metades apresentadas no objeto parece corresponder ao anel selador de cobre da parte superior do invólucro de aço de uma vela de ignição”.

Provavelmente as semelhanças entre tais objetos seja mera coincidência, ou não. Seja como for, não demorou para que o objeto ganhasse um valor milionário e que diversas pessoas se interessassem por ele.  Assim, ele logo entrou para a lista de misteriosos artefatos antigos encontrados pelo mundo, muitos dos quais despertam até hoje a curiosidade das pessoas e até mesmo dos pesquisadores.

[Mistérios do Mundo]