NASA poderá usar armas nucleares para defender a Terra de asteroides

Em 2013, um meteoro de 18 metros de largura explodiu sobre a Rússia, e ninguém o viu chegando. A colisão do Chelyabinsk foi relativamente pequena para os padrões interplanetários, mas a explosão feriu cerca de 1.500 pessoas e danificou 7.000 edifícios. Se uma rocha maior se dirigir para a Terra, como poderíamos nos defender? A resposta curta é, os cientistas não têm certeza, mas uma solução soa muito parecida com o enredo de um filme de Michael Bay, de 1998: simplesmente bombardeá-los.

Na esperança de evitar uma calamidade, o The New York Times relata que a NASA acabou de selar um acordo com a Administração Nacional de Segurança Nuclear (NNSA – sigla em inglês) – a filial do Departamento de Energia que é “responsável pelo reforço da segurança nacional através da aplicação militar da ciência nuclear. “

Ambos os ramos têm pesquisado de forma independente como usar armas nucleares para desviar cometas, asteroides e meteoros; a nova parceria deve tornar mais fácil para os especialistas em foguetes e especialistas nucleares congregarem os seus conhecimentos. O plano é caracterizar potenciais ameaças e encontrar maneiras de desviá-las em curto prazo.

De particular interesse são asteroides e cometas de tamanho médio entre 49 e 149 metros de diâmetro. Grandes “assassinos de dinossauros” foram muito bem mapeados e não representam uma ameaça para a Terra no futuro próximo, enquanto as pequenas rochas não causam danos catastróficos.

Simulações de computador sugerem que poderíamos fundir com sucesso uma rocha espacial de tamanho médio. No entanto, os fragmentos de rocha resultantes poderiam piorar a situação, dependendo de quão longe o asteroide estiver da Terra quando ele explodir. Uma solução melhor seria usar a bomba para desviá-lo, em vez de explodi-lo em pedacinhos.

Outras propostas (não-nucleares) incluem tratores de gravidade, usando a luz solar para “ferver” partes do objetos próximos da Terra, e usando lasers ou naves espaciais de alta velocidade para empurrar o objeto para fora de sua rota de colisão com o nosso planeta. No entanto, um estudo de 2007 da NASA indicou que soluções nucleares podem ser a melhor arma que temos quando se trata de combater rochas espaciais assassinas.