Notebooks descartáveis: Você trocaria o seu tradicional?

Você troca de celular como troca de roupa?

Descartar eletrônicos velhos sempre que novas atualizações são lançadas no mercado? Que tal evitar problemas ambientais e passar a descartar dispositivos que realmente tenham sido criados com o objetivo de serem descartáveis?

Pensando nisso, o designer Je Sung Park criou um conceito de laptop descartável. O modelo foi criado totalmente com materiais e papéis recicláveis. A proposta, que ainda está longe de ser produzida, é que pessoas de baixa renda, viajantes que não querem carregar peso, defensores do meio ambiente e estudantes, adquiram o notebook descartável e o utilizem pelo tempo que conseguirem conservá-lo.

Sua tela e o processamento dos bits eletrônicos ainda serão feitos de metal e plástico, mas seu interior será composto por um biochip, que formará o teclado, e por bases de papel reciclável.

Montado da forma como o projeto indica, seu computador, no final, ficará semelhante a um tablet, considerando até mesmo o case de papel reciclável que protege a tela do aparelho.

E para incrementar ainda mais o projeto, dispositivos extras também deverão ser revestidos de papel para que possam ser trocados pelo usuário. Dessa forma o computador poderá ser renovado e aprimorado enquanto seu dono não desejar jogá-lo fora.

 notebook-descartavel_02[1]

Vale lembrar que há alguns anos, várias iniciativas sustentáveis tem sido feitas no ambiente da tecnologia da computação. Já foram criados pen drives de papel que, com um microchip no meio de três folhas e com a impressão de um código, permite a entrada USB e a leitura das informações por qualquer computador; ou ainda pen drives biodegradáveis feitos de ácido poliático (PLA), um poliéster biodegradável feito de recursos renováveis, como o milho.

Assim, com essa evolução das tecnologias, quais serão os próximos dispositivos biodegradáveis e amigos do meio ambiente que tornarão nossos aparelhos eletrônicos ainda mais descartáveis? É aguardar pra ver…

[Jornal Ciência]