Pesquisadores conseguiram induzir sonhos lúcidos

Em Inception – A Origem, Leonardo Dicaprio interpreta Dom Cobb, um arquiteto capaz de entrar em sonhos alheios e influenciar o que as pessoas que estão sonhando vêem. Tudo isso enquanto ele próprio está mergulhado em um sonho. O conceito do filme brinca com os sonhos lúcidos: sonhos nos quais estamos conscientes de que sonhamos e temos a capacidade de alterar a ordem dos acontecimentos. E, agora, cientistas conseguiram estimular os sonhos lúcidos através de uma corrente elétrica aplicada no cérebro.

A pesquisa, conduzida pela Universidade de Goethe, em Frankfurt, e publicada na Nature Neuroscience, mostra que é possível usar uma frequência específica na corrente elétrica para induzir os sonhos lúcidos. Nos experimentos, voluntários dormiam até ficar no estágio REM (quando temos sonhos) do sono enquanto eram montiorados. Nos casos em que acordavam e afirmavam terem tido sonhos lúcidos, eletroencefalogramas mostraram que estes sonhos específicos eram acompanhados por uma atividade elétrica chamada ondas gama.

dream1[1]

Essas ondas cerebrais são relacionadas a funções racionais, mas elas nunca foram relacionadas com o sono REM antes. Então os pesquisadores se perguntaram – se os sonhos lúcidos acontecem naturalmente e produzem essas ondas, o que acontece quando induzimos essas ondas no cérebro? Quando eles estimularam o cérebro de 27 voluntários com as ondas, através de eletrodos, todos os participantes afirmaram que conseguiram ter um sonho lúcido. Eles também afirmaram que não apenas estavam conscientes do sonho como também conseguiam controlar seus eventos – como colocar uma roupa antes de sair para o trabalho, em vez de aparecer no escritório completamente nus.

De acordo com os cientistas a ideia não é comercializar uma máquina de ondas gama para que cada um possa ter seu sonho lúcido em casa. No entanto, a descoberta pode ajudar pessoas com distúrbios traumáticos, que constantemente têm sonhos em que revivem situações estressantes. Se eles conseguissem sonhar de forma lúcida, poderiam ter sonos (e vidas) mais tranquilos.

[Galileu]

*Imagem destaque: filme Inception