Planeta que tem quatro sois é descoberto

Ao contrário do que muitos pensam, encontrar planetas que orbitam mais que uma estrela é algo muito comum. No entanto, encontrar um planeta que orbita 4 estrelas é uma proeza, ainda mais quando voluntários de um projeto científico (Planet Hunters) fazem parte da descoberta, ao lado de pesquisadores da Universidade de Yale.

Através de dados públicos enviados pelo Kepler, da NASA, foi descoberto o PH1. O gigante gasoso pouco maior que Netuno (e seis vezes maior que a Terra) orbita o sistema estelar binário KIC 4862625 a cada 137 dias. Por sua vez, outra dupla de estrelas orbita o sistema binário principal, fazendo com que o PH1 tenha quatro sois. Imagine como não deve ser o céu diurno do planeta quando todos esses estão visíveis!

planeta-quatro-sois

“Esta descoberta é um marco para a equipe do Planet Hunters, seu primeiro achado de um planeta extrassolar com dados do Kepler, e também tem um fator excitante por ser em um planeta com quatro estrelas”,  disse Natalie Batalha, cientista da missão Kepler no Centro de Pesquisas Ames, da Nasa. “Mas mais importante, celebro esta descoberta como fruto exemplar da cooperação humana, cooperação entre cientistas e cidadãos que doam seu tempo por amor às estrelas, ao conhecimento e à exploração”

article-2218301-15853831000005DC-972_634x454[1]

Localizado à 5 mil anos-luz da Terra, o PH1 é o primeiro planeta descoberto que orbita quatro estrelas. A descoberta viola algumas teorias sobre a formação de planetas, já que um sistema planetário com quatro estrelas deve ser muito mais instável do que os binários simples para permitir a existência de um planeta ali.

“O ambiente do planeta é muito complicado, devido à pressão exercida pelas quatro estrelas. Mas, ainda assim, ele aparenta ter uma órbita estável. É algo realmente confuso e que torna essa descoberta tão divertida. Absolutamente, não é o que estávamos esperando”, afirma o cientista Chris Lintott, da Universidade de Oxford.

[Mistérios do mundo]