Filmagem revela como Caronte circunda Plutão, o planeta anão

A sonda New Horizons conseguiu captar imagens incríveis de Plutão e sua lua Caronte. A missão inicial da sonda prevê sua chegada ao planeta anão em 2015.

As 12 imagens que compõem a animação foram tiradas de uma distância que varia de 422 a 429 milhões de quilômetros. Colocadas juntas, as imagens mostram Plutão e quase uma rotação completa de sua maior lua, a Caronte, que orbita há quase 18 mil quilômetros da superfície do planeta anão.

Caronte possui pouco menos da metade do tamanho de Plutão, e por ser tão grande assim, algumas vezes chamam os dois corpos de ‘sistema de planeta anão duplo’.

Agora, a equipe de pesquisa utiliza as imagens – focadas no posicionamento de Plutão em um cenário de estrelas -, para calcular a distância que a sonda New Horizons vai percorrer para além de Plutão e suas luas.

076-GIF[1]

Os outros quatro satélites menores de Plutão são pequenos demais para serem vistos da distância de captura das imagens, mas vão começar a aparecer em outras imagens a serem captadas no próximo ano, com a aproximação gradativa da nave.

“A sequência de figuras mostrando Caronte circundando Plutão estabeleceu um recorde de imagens tão próximas do planeta anão, que foram tiradas até 10 vezes mais perto do planeta em relação a Terra”, diz Alan Stern, Investigador Principal da New Horizons, do Southwest Research Institute. “Mas nós vamos continuar quebrando esse recorde a partir de janeiro, quando as operações de aproximação começarem. Estamos muito animados para vermos nosso alvo e seu maior satélite em movimento”, acrescenta o pesquisador.

New Horizons está perto do fim de sua missão ‘pré-Plutão’, que inclui averiguação a distância e calibração final antes de sua chegada definitiva ao planeta.

A equipe de operações da missão New Horizons, no Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins, em Maryland, nos EUA, vai colocar a espaçonave em hibernação no dia 29 de agosto, apenas quatro dias depois de New Horizons cruzar a órbita de Netuno.

Imagem comparado a Terra e a Lua com os tamanhos de Plutão e Caronte.

Imagem comparado a Terra e a Lua com os tamanhos de Plutão e Caronte.

O ‘descanso final’ vai durar até o dia 06 de dezembro, quando a New Horizons ficará ativa por dois anos ininterruptos a fim de se preparar para explorar Plutão, realizar operações de sobrevoo e transmitir dados.

Ainda restam muitas questões a serem descobertas sobre Plutão. A sonda espera poder contribuir para que essas dúvidas sejam respondidas, assim que ela circundar o planeta, em 15 de julho de 2015.

[Jornal Ciência]