Restos de foguete que levou sonda lunar caem sobre casas na China

O jornal “Xiaoxing Morning Post” publicou nesta terça-feira que restos da sonda lunar chinesa Chang E 3, que decolou segunda-feira com a missão de ser a primeira do país a aterrissar na superfície do satélite e explorá-lo, caíram em duas casas da província central de Hunan, sem deixar feridos.

O incidente aconteceu cerca de nove minutos depois do lançamento da sonda, que aconteceu à 1h30 local da segunda-feira (15h de domingo em Brasília), quando várias peças caíram sobre duas casas do condado de Suining, nessa província, a mais de mil quilômetros de distância do lugar do lançamento.

“O telhado desabou e caiu em nossa casa, deixando um grande buraco”, disse ao veículo um dos moradores afetados, que não quis se identificar.

Algumas fotografias que circulam pelas redes sociais e foram publicadas por vários veículos de imprensa chineses, entre eles o “Xiaoxing Morning Post”, mostram o telhado destroçado de uma casa, com o que parecem ser restos da sonda dentro dela, enquanto outras imagens retratam vários vizinhos ao redor da suposta bomba.

13337492[1]

As autoridades ofereceram às vítimas 10.800 iuanes (R$ 4.180) em compensação pelo ocorrido, diz o jornal, que acrescenta que ninguém foi ferido pelos objetos.

Até agora, não houve nenhuma verificação oficial de que as fotografias correspondam aos restos da sonda, que despegou na madrugada da segunda-feira desde o Centro de Lançamento de Satélites de Xinchang, no centro da China.

O aparelho, que inclui o primeiro robô de exploração lunar chinês, ao que se chamou “Yutu” ou “Coelho de Jade”, está impulsionado pelo foguete “Longa Marcha 3B” e entrou na órbita de transferência Terra-Luna na hora prevista.

O diretor do Centro de Lançamento, Zhang Zhenzhong, compareceu brevemente perante as câmaras para confirmar que o lançamento tinha sido “um sucesso”.

[Folha de S. Paulo]