Revezamento de sono: golfinhos dormem com metade do cérebro de cada vez

Muitas pessoas ainda confundem, mas os golfinhos não são peixes; são mamíferos aquáticos, assim como as baleias. Como mamíferos, eles apresentam respiração pulmonar, o que significa que, assim como nós humanos, eles também realizam trocas gasosas e necessitam do oxigênio presente na atmosfera. Em decorrência disso, precisam fazer visitas constantes à superfície.

Mas o que tudo isso tem a ver com o sono desses animais? Acontece que, diferente dos humanos, os golfinhos não realizam a respiração involuntariamente. Já que precisam vir à superfície, é necessário que eles respirem em estado de consciência. No entanto, o cérebro dos mamíferos precisa ficar inconsciente com certa periodicidade para funcionar corretamente (é por isso que o sono é tão importante para nós).

Mas os golfinhos também dormem!! Contudo, de uma maneira bastante peculiar: na hora do sono, eles revezam o estado de consciência, alternando os hemisférios cerebrais. Isso significa que, pelo menos um lado do cérebro do animal está sempre acordado, captando oxigênio da atmosfera. Isso também explica porque eles dormem próximos à superfície do oceano.

Mas será que esse sono parcial é suficiente para que o cérebro dos golfinhos funcione corretamente? Provavelmente sim, afinal de contas, não faltam estudos sobre a inteligência surpreendente desses animais.

[Animal Planet]