Sabonete bactericida pode provocar efeito contrário criando superbactérias, diz estudo

E se sabonete que deveria proteger seu corpo de bactérias estiver “fabricando-as” super-resistentes?

Uma pesquisa do Instituto Cary de Estudos de Ecossistemas, da Universidade de Loyola com parceria com o Centro de Tecnologia Sustentável de Illinois, nos EUA, está afirmando que uma substância chamada triclosan, um tipo de antibacteriano, muito usado em produtos de higiene pessoal como sabonetes em barra e líquido, desodorantes, perfumes, talcos para os pés, etc, está provocando o aparecimento de bactérias resistentes em rios e lagos.

A substância chega até os rios e oceanos através das águas residuais de esgoto. A Dra. Emma Rosi-Marshall, uma das principais autoras da pesquisa, afirmou que a resistência está sendo provocada pelo triclosan, podendo representar um grande risco para a saúde de seres humanos e animais, visto que essas bactérias conseguem resistir aos antibióticos modernos.

Apesar da pesquisa ter sido feita nos EUA, ela pode facilmente ser aplicada em qualquer parte do mundo. A substância é usada em quase todo o planeta em cosméticos dos mais variados tipos, usados por uma imensidão de pessoas diariamente.

Um grande aumento na quantidade de cianobactérias foi registrado nos rios, algo em torno de 6 vezes o considerado comum, além de ter diminuído drasticamente a quantidade de algas dos rios de Chicago.

Triclosan

A substância foi sintetizada por cirurgiões que buscavam algum fármaco que pudesse controlar o crescimento bacteriano, bem como de fungos. Após sua invenção em 1960, começou a ser usado com grande intensidade pela indústria cosmética, especialmente em produtos com apelativo bactericida, como os sabonetes.

Produtos que contêm Triclosan

Produtos que contêm Triclosan

[Jornal Ciência]