Tecido incrível consegue resistir a alumínio fundido e permanecer intacto

Com a evolução da tecnologia, podemos perceber que diversas coisas que nós acreditávamos existir só em livros e filmes de ficção científica se tornam completamente reais. A novidade da vez é um tecido que foi desenvolvido para suportar altas temperaturas sem sofrer danos e absorver o calor sem grandes dificuldades.

O programa Showdown of The Unbeatables, recentemente estreado no canal National Geographic, realizou diversos testes para comprovar que este produto mágico realmente funciona. Entre eles, o que mais chamou a atenção foi a experiência realizada com uma porção considerável de alumínio aquecido a aproximadamente 1.500 graus Fahrenheit (aproximadamente 815 ºC).

O resultado foi impressionante, fazendo com que o material de metal fundido fosse derramado sobre uma superfície protegida pelo tecido sem sofrer qualquer tipo de deformação. Provavelmente você está se perguntando qual que é o segredo que está por trás deste tecido tecnológico.

Trata-se de um produto chamado CarbonX. Ele é vendido por uma empresa chamada Tex Tech Industries, que por sua vez trabalha no ramo de fabricação de tecidos especiais para aviões, equipamentos de segurança, bolas de tênis e até mesmo para fins militares.

26100920700177[1]

Como funciona?

O truque deste material consiste em utilizar fibras de acrílico que são incineradas para realizar um processo parcial de carbonização. Este processo garante que o tecido não derreta ou queime graças ao núcleo que é queimado por completo no momento do contato com o calor intenso, fazendo com que a energia térmica seja absorvida.

O tecido CarbonX é muito fino e flexível, tornando-o ideal para motoristas de carro, dublês de filmes de ação (principalmente os do Michael Bay) e bombeiros. E, por mais que ele seja completamente explicado pela ciência, eu ainda acredito que esse tecido deve ser feito da pele do Chuck Norris.

[Tec mundo]