Novo teste do bafômetro detecta todos os tipos de drogas

A Internet está repleta de soluções alternativas ou questionáveis ​​métodos que podem alterar os resultados de um teste de urina; outras vezes os próprios testes estão com defeito, produzindo falsos positivos ou negativos. Uma nova técnica utiliza uma amostra de respiração exalada ao invés da urina.

No exame tradicional de urina é feita a espectrometria de massa, em que as moléculas  de uma amostra recebem uma carga que as separam pelo seu peso, de modo que elas podem ser identificadas pela sua assinatura espectral única. Investigadores fazendo espectrometria de massa podem conferir numa amostra de urina partículas de qualquer droga que eles conheçam a assinatura, que normalmente inclui a maconha, anfetaminas, cocaína e outros narcóticos.

Os pesquisadores descobriram que muitas dessas drogas podem ser detectadas em espectrometria de massa de ar exalado tão facilmente como na urina. A análise da respiração é mais sensível do que os testes de urina, detectando concentrações ainda menores de moléculas de drogas.

Amostras exaladas podem ser úteis para os empregadores com políticas na empresa que impedem testes de urina. Elas também podem apontar, em um instante, o mais ínfimo uso de drogas, o que poderia ajudar as autoridades a avaliar se as pessoas estão sob a influência de drogas em um determinado momento, como quando um incidente ocorre enquanto alguém está dirigindo ou operando máquinas. Espectrômetros de massa ainda não são pequenos o suficiente para serem usados em qualquer lugar (conforme na imagem destaque), como um bafômetro portátil, porém, amostras de respiração podem ser armazenadas por até uma semana, até que sejam analisadas.