“Usinas” voadoras captarão energia do céu

Se depender da empresa britânica New Wave Energy, os drones não só vão entregar as caixas da Amazon de porta em porta, mas também carregar os dispositivos e gadgets que vêm dentro desses pacotes.

A ideia da New Wave é criar drones equipados com painéis solares e pequenas turbinas eólicas, que voariam a 15 mil metros de altitude, onde os padrões de vento são mais confiáveis e a produção solar é maior. Depois de gerar energia solar e eólica, os drones a enviariam através de microondas para antenas na superfície da Terra, e ainda usariam parte da eletricidade para continuar voando. As antenas terrestres então converteriam a energia de microondas em eletricidade para alimentar a rede elétrica convencional.

img1-590x331[1]

Cada drone é capaz de gerar 50 kW de potência. Talvez não seja suficiente para acender as luzes de uma cidade durante um blecaute, mas pode abastecer um bairro pequeno. Independentemente disso, qualquer quantidade de eletricidade já ajuda, sobretudo durante desastres naturais, como os furacões Katrina e Sandy. Nesses casos, o posicionamento móvel dos robôs seria de grande utilidade.

A New Wave lançará em breve uma campanha no Kickstarter, com meta de 500 mil dólares. Se o valor for atingido, os drones de geração de energia elétrica podem alçar voo em apenas seis meses.

[Descubra o verde]