Voyager capta, pela primeira vez, o som do espaço interestelar [Ouça a gravação]

Em alguns filmes de ficção científica, muitas pessoas torcem o nariz quando ocorrem explosões barulhentas no espaço. Como diz o velho ditado: “No espaço, ninguém vai ouvir você gritar”, já que sem ar, não há som. Mas, se isso é verdade, por que o físico espacial Don Gurnett disse em uma coletiva de imprensa da Nasa, em setembro de 2013, que tinha ouvido “os sons do espaço interestelar”? Aparentemente, tudo pode ser uma questão de “como” você ouve este som.

A sonda Voyager 1, que deixou o Sistema Solar, possui um equipamentode ondas de plasma “t”. De acordo com Gurnett, estes sons são evidências concretas de que a Voyager 1 deixou a heliosfera, a grande bolha de magnetismo que envolve o Sol e os planetas. O instrumento de ondas de plasma da Voyager não detecta som, em vez disso, ele “sente” ondas de elétrons no gás ionizado ou no “plasma” que passam pelo seu caminho. Elas ocorrem em frequências de áudio, entre algumas centenas e alguns milhares de hertz, “é possível reproduzir os dados por meio de um alto-falante e ouvir”, diz Gurnett. “O tom e frequência nos informam sobre a densidade do gás ao redor da nave”.

Quando a Voyager 1 estava na heliosfera, os tons eram baixos, em torno de 300Hz, típico de ondas de plasma percorrendo o vento solar rarefeito. Fora, no espaço interestelar, a frequência saltou para um tom mais alto, entre 2 e 3kHz, correspondendo ao gás mais denso no meio interestelar. Até agora, a Voyager 1 já gravou duas explosões de “música de plasma interestelar”: a primeira entre outubro/novembro de 2012, e a segunda em abril/maio de 2013. “Estamos em uma região totalmente inexplorada do espaço”, diz Gurnett. “Espero algumas surpresas por aí”. Certamente, estas ondas de plasma são muito mais do que música para os ouvidos dos entusiasmados pesquisadores.

Escute a gravação no vídeo abaixo:

[History]