60 toneladas de poeira cósmica caem na Terra todos os dias

A Terra é um lugar sujo, e não estamos recebendo muita ajuda do espaço. Todos os dias, poeira de meteoritos, cometas e outros pedaços de 4,6 bilhões de anos de idade do nosso sistema solar caem na atmosfera da Terra. Esta poeira meteórica é incrivelmente pequena, como as partículas de fumaça. Porém, sua quantidade é enorme.

Até agora, os cientistas não sabiam o quanto dessa poeira cósmica estava reunida na Terra (embora eles saibam o quanto vai para o espaço). Pesquisadores acreditavam que era algo entre 0,4 e 110 toneladas do material estelar que entrava em nossa atmosfera todos os dias – o que é uma gama bastante ampla. Mas, um estudo recente deu uma olhada mais de perto nos níveis de sódio e ferro na atmosfera usando um Doppler Lidar, um instrumento que pode medir mudanças na composição da atmosfera. Isso porque a quantidade de sódio na atmosfera é proporcional à quantidade de poeira cósmica presente nela. Assim, os investigadores descobriram que a quantidade real de pó que cai na Terra é por volta de 60 toneladas por dia.

Esse pó que cai sobre a Terra pode ser surpreendentemente útil para o meio ambiente, não só ajudando a compor nuvens na atmosfera, mas também ajudando a fertilizar os plânctons na Antártida.