Adicionado grafeno à teia de aranha para criar a fibra mais forte já conhecida, por ora

No início deste ano, o campeão de longo reinado do Concurso de Material Biológico Mais Forte, a seda de aranha, foi usurpado pelos iniciantes dentes de lapa. Mas, todos nós sabíamos que os aracnídeos não iriam tranquilamente para a noite.

Em um movimento pouco ortodoxo, as aranhas uniram-se aos cientistas humanos para produzir a fibra mais forte já conhecida, incorporando grafeno à sua seda.

Em um artigo publicado em ar.Xiv, pesquisadores descreveram como eles pulverizaram um grupo de aranhas desavisadas com uma mistura de água, nanotubos de carbono e grafeno e, em seguida, mediram a força da seda que produziam.

Os resultados foram basicamente um reverso da história de origem do Homem-Aranha. Em vez de um ser humano ser mordido por uma aranha radioativa e desenvolver superpoderes, as aranhas foram pulverizadas por seres humanos, e obtiveram o nosso incrível dom de…manipular nano-materiais? Pode não parecer tão incrível, mas a seda produzida pelas aranhas é mais forte do que o Kevlar (fibra sintética de aramida muito resistente e leve, um polímero resistente ao calor e sete vezes mais resistente que o aço por unidade de peso).

Os cientistas ainda não têm certeza como as aranhas conseguiram incorporar o grafeno e os nanotubos à seda, mas eles acreditam que elas tenha bebido a água com as nanopartículas, e seus corpos fizeram o resto. Possíveis aplicações para a seda de aranha high-tech pode envolver o uso em dispositivos médicos como suturas ou mesmo a regeneração de nervos, em vestuário ou em eletrônica.

Os detalhes de como isso funciona, e se poderia ser trabalhado em plantas e outros animais (nós estamos de olho em vocês, lapas) continuam a ser objeto de futuros projetos de pesquisa.