As 10 aranhas mais surpreendentes

Amedrontadoras. Inimigas mortais dos aventureiros da faxina do final de semana. Um bicho que fascina e atrai olhares de curiosidade pela diversidade de formas, cores, venenos e teias. Conheça as aranhas mais fantásticas do mundo.

10. Theridion grallator ou aranha-da-cara-feliz

Aranha-da-cara-feliz[1]

Essa aranha de aparência amistosa é parente da viúva-negra. No entanto,  diferente da viúva, ela não é perigosa para os seres humanos.

É uma espécie de origem havaiana que habita plantas e sai à caça no início da noite. É um tanto sádico presenciar o ataque dessa aranha enquanto existe um rosto feliz em seu abdômen!

9. Misumena vatia ou aranha-caranguejo-das-flores

Aranha-caranguejo-das-flores[1]

Dona de um mimetismo surpreendente, essa aranha pode ser facilmente confundida com um molusco. Essa espécie habita flores e se alimenta do néctar que estas produzem.

Além dessa fantástica capacidade de se camuflar, ela ainda pode mudar de cor, dependendo da coloração da flor onde está morando: se a flor em que se encontra é branca, ela permanece branca; se a flor em que ela está é amarela, ela secreta um pigmento amarelo.

Muitos animais usam esse mecanismo de camuflagem como tática de proteção e como estratégia de ataque, pois confunde os predadores e as presas. É encontrada na América do Norte e na Europa.

8. Haplopelma lividum ou tarântula-azul-cobalto

Tarantula-cobalt-blue[1]

Essa aranha de coloração diferente é a espécie mais agressiva de tarântulas. Muitos aficionados por aranhas costumam adotá-la como animal de estimação. No entanto, para porte de animais exóticos se requer autorização, muita prática e cuidado para sua criação.

Ela não interage com facilidade e pode querer atacar o dono ou outros animais domésticos. Habitam florestas úmidas da Ásia, especialmente Tailândia e China. Se alimentam de insetos e pequenos vertebrados e alcançam o tamanho de, aproximadamente, 18 cm (com as pernas estendidas). Têm uma longevidade de até 20 anos.

Para aqueles que se interessaram por essa aranha, cuidado: ela pode não se adaptar ao clima e morrer, ou se entediar e querer fazer uma brincadeira mais agressiva com você.

7. Argyroneta aquatica ou aranha-da-água

Aranha-da-agua

Essa espécie que habita lagos, pântanos e riachos da Europa, África e Ásia é a única espécie capaz de viver submersa, em tempo integral! Mas como respirar embaixo d’água?

Essas aranhas desenvolveram capacidades especiais para se adaptarem ao ambiente em que vivem. O fato é que elas aderem bolhas de ar no abdome, região onde está localizado o aparelho respiratório. Achou genial? Calma.

Os ninhos são montados em bolhas de ar construídas por elas mesmas, onde os filhotes se desenvolvem até que possam nadar e migrar. Não acaba por aí. Essas mesmas bolhas servem para ajudar na digestão da presa, armazenamento de espermas e óvulos para a cópula.

Com frequência, as aranhas fêmeas precisam ir até a superfície para renovar o oxigênio, enquanto os machos emergem eventualmente.

6. Herennia multipuncta  ou “um estranho no ninho”

Herennia-multipuncta-[1]

Percebe a peculiaridade dessa foto? Pois é, o fato mais interessante sobre essa espécie é a evidente diferença de tamanho da fêmea para o macho.

Como na foto, os machos são frequentemente encontrados agarrados ao corpo da fêmea, para proteger o acasalamento e evitar que outros machos acasalem com sua fêmea.

Para se agarrarem nas fêmeas, eles mutilam seus pedipalpos, o que os impede de copular outra vez, pois estas estruturas são essenciais para o acasalamento. Tudo pela perpetuação da espécie!

5. Poecilotheria metallica ou aranha-metálica

Aranha-metalica

Uma das aranhas mais bonitas que existe! Vivem na Índia, por até 12 anos, habitando buracos nas árvores. Um fato triste é que sua população diminui a cada ano, vítimas da biopirataria.

Estas aranhas se alimentam de insetos voadores que, por azar, se enredam em suas teias afuniladas. Criadores fanáticos chegam a desembolsar mais de 500 dólares por um exemplar desses.

Até hoje não foram relatados acidentes fatais com essas aranhas, mas se sabe que o veneno é tóxico e a picada bem dolorida.

4. Gasteracantha cancriformis ou aranha-espinhosa

Aranha-espinhosa[1]

De aparência estranha, podemos até pensar em se tratar de uma aranha de outro planeta. Essa aranha pode ser encontrada em árvores e arbustos de florestas tropicais do sul dos Estados Unidos e da América Central.

Essa mesma espécie pode possuir várias colorações: brancas, amarelas, vermelhas e laranjas. Sua dieta é composta dos fluidos de insetos que ficam presos às suas teias, e sua vida não é tão longa, vivendo até 1 ano.

Os espinhos, a característica mais marcante, servem para afugentar predadores, mas não causam nenhum mal maior.

3. Argyrodes colubrinus ou aranha-chicote

Aranha-chicote[1]

Não. Não é um bicho-pau. É uma aranha, com toda certeza! Esta estranha espécie habita regiões da Oceania e sua inusitada aparência se deve à necessidade de se camuflar no meio ambiente.

Comem outras aranhas, geralmente jovens, e alguns insetos. Mas não fique preocupado em confundir aranha com bicho-pau e bicho-pau com aranha. A aranha só vive na Oceania e o bicho-pau só é encontrado em regiões da América do Sul!

2. Myrmarachne plataleoides ou aranha-Kerengga

Aranha-Kerengga[1]

Outra pegadinha do mimetismo do mundo animal. A semelhança dessa aranha com uma formiga não é mera coincidência. Essa espécie recebe o nome popular de aranha-Kerengga, justamente por se parecer fisicamente com as formigas Kerengga.

O corpo desas aranhas “simulam” as aparências fundamentais das formigas: a segmentação do corpo em três partes e os olhos, representados por duas manchas negras na cabeça. O comportamento também é copiado das formigas:  saltam, movem as patas dianteiras como se fossem antenas e se locomovem tal qual uma formiga.

Mas para quê tudo isso? Esse mimetismo serve para proteção contra predadores,  pois as aranhas vivem no mesmo habitat que essas formigas, onde se misturam com a população. A fêmea se parece mais com as formigas, pois suas quelíceras não são alongadas como a dos machos, característica secundária que configura o dimorfismo sexual.

Para os machos se misturarem, as duas quelíceras alongadas possuem duas manchas negras, como se fossem olhos, então fica parecendo uma formiga maior carregando uma outra. Uma boa diferença entre essas aranhas e as formigas é a picada, pois a da aranha não dói nada, enquanto a da Kerengga é considerada uma das mais doloridas do mundo!

1. Maratus Volans ou aranha-pavão

Aranha-pavao

Essa espécie australiana chama atenção pela suas cores extravagantes e pelo seu comportamento na dança do acasalamento. Quem já viu um pavão com seu esplendor aberto entenderá o porquê do nome dessa aranha.

Como se fosse um pavão, o macho ao avistar uma fêmea, ergue seu abdômen e o expande, exibindo estruturas como se fossem plumas, e dança de um lado ao outro. Mas se a fêmea não curtir a dança, ela faz o macho de lanche. Essas aranhas são tão pequenas que cabem na unha do mindinho, então para ver a dança é necessário lentes de aumento e muita paciência.

[Mistérios do Mundo]