Pode uma arma inteligente salvar vidas?

Na esteira de um outro assassinato em massa nos Estados Unidos, que deixou 14 pessoas mortas em uma festa de férias em San Bernardino, Califórnia, muitas pessoas inteligentes estão se perguntando: O que podemos fazer para parar os tiroteios?

Qualquer menção de controle de armas é recebida como ultraje à Segunda Emenda dos EUA, que protege o direito do povo de manter e portar armas. Antecedentes criminais se provaram falíveis (como no tiroteio na igreja Charleston, Carolina do Sul). E nenhuma quantidade de exames de saúde mental parece funcionar. Uma solução para a violência armada, no entanto, tem estado em um armário de um laboratório da Nova Jersey durante quase uma década.

Michael Recce, um ex-engenheiro da Intel, projetou uma das mais singulares armas inteligentes já concebidas no início de 2000 (protótipo na imagem em destaque). Ela se baseia no que é chamado de comportamento reflexivo. Nossos cérebros estão conectados para executar determinadas tarefas da mesma forma de cada vez, quer ele esteja balançando um taco de golfe ou assinando nossos nomes. Nós, inadvertidamente, aplicamos a mesma pressão, o mesmo golpe, o mesmo acabamento.

A tecnologia de Recce reconhece esses fatores para cada proprietário de arma, juntamente com a biometria como o tamanho da sua mão e a distribuição de comprimento entre os dedos, para fazer uma arma que só será acionada quando o seu proprietário a está segurando. Com a ajuda do New Jersey Institute of Technology (NJIT), ele e alguns outros têm tentado fabricá-la desde então.

“Provamos que a pressão do aperto em uma arma, quando se puxa o gatilho, é o somatório do cérebro e da atividade física, e que isso acontece da mesma forma todas as vezes”, diz Donald Sebastian, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento do NJIT, e o homem incumbido de trazer a arma de Recce aos consumidores.

Tecnologia da arma inteligente

Tecnologia da arma inteligente

Proprietários de armas têm se recusado a outras armas inteligentes por causa de sua falibilidade em situações de emergência. Uma arma que exige impressão digital do proprietário para disparar não conseguem alinhar, quando confrontado com um intruso em casa e uma mão trêmula. As armas que usam a tecnologia de identificação por frequência de rádio exigem que o proprietário use um chip de RFID em uma faixa de pulso, que pode se perder ou ser difícil de encontrar em uma crise. Mas a arma de Recce realmente sabe quem é o proprietário.

E esse tipo de tecnologia teria impedido Adam Lanza de disparar com o fuzil AR-15 Bushmaster de sua mãe no interior da escola primária Sandy Hook, em 2012. Ela poderia ter impedido Dylan Klebold e Eric Harris de abater 15 colegas em Columbine em 1999 com armas compradas por um amigo. Ela teria deixado dois policiais de Nova York vivos em vez de executadas na sua viatura, em 2014, por um criminoso de carreira usando um revólver roubado.

E poderia ter impedido o abate na Califórnia, realizado por um casal usando dois rifles de assalto comprados por outra pessoa. (Ainda não está claro como o casal obteve as armas.)

Armas ilegais são usadas ​​em um terço de todos os fuzilamentos em massa, de acordo com a revista Mother Jones, que analisou 62 desses incidentes que ocorreram entre 1982 e 2012. Ela descobriu que menos de um quarto das 143 armas utilizadas nos assassinatos foram legalmente obtidas. A maioria, claro, eram legais.

Enquanto não existem dados fiáveis ​​sobre o número de armas ilegais nas ruas da América, considere apenas uma cidade: Chicago. Nos primeiros seis meses deste ano, os policiais tiraram 3.470 armas ilegais das ruas. Dois anos atrás, em um relatório especial sobre a violência armada, o Departamento de Justiça observou que 40% dos reclusos estaduais e federais disseram a pesquisadores em 2004 que tinham obtido suas armas no mercado negro, de traficantes de drogas, ou roubando-as.

A tecnologia na arma de Recce, que pode ser instalada em fuzis de assalto, tornaria as armas inúteis para os criminosos. Mesmo se privadamente revendidas, diz Sebastian, as armas, em teoria, necessitariam de reautorização através de um revendedor autorizado.

Essa tecnologia ainda não estar na prateleira das lojas de armas é um problema de política e dinheiro. Depois que o NJIT recebeu US $ 1,5 milhão por década para desenvolver os sensores biométricos e outros US $ 250.000 para criar o sistema de controle que bloqueia o mecanismo de disparo durante o uso não autorizado, o dinheiro secou.

“Perdemos todo o [financiamento] público e não podemos obter financiamento privado, porque ninguém acredita que ativistas pró-armas irão permitir que esta arma inteligente veja a luz do dia”, diz Sebastian. Isso já aconteceu antes. Em 2014, a fabricante de armas alemã Armatix apresentou uma arma inteligente calibre .22 que utiliza a tecnologia RFID e negociantes encontrados na Califórnia e Maryland se dispuseram a vendê-la. Isto é, até protestos e ameaças de morte forçarem essas mesmas lojas à remover o iP1 de suas prateleiras.

Ainda assim, com o financiamento adequado, Sebastian acredita que o NJIT poderia produzir uma arma inteligente, avaliada, testada em campo e pronta para mercado em dois anos. Ele também poderia produzir gatilhos e mecanismos de disparo que podem ser instalados em outras armas retroativamente. E é o tipo de tecnologia personalizada que os proprietários de armas podem realmente achar palatável.

Mas, até que o dinheiro flua dos investidores ou doadores, peças desmontadas da arma inteligente continuam a esperar em uma gaveta do armário. Ele nem sequer tem um nome de produção. “Eu não me importo se você chamá-lo de Tia Sally”, diz Sebastian. Ele só quer vê-la fabricada.