Assista a uma estrela sendo desfiada por um buraco negro

Os buracos negros têm esse nome porque costumava-se supor que nada poderia escapar deles, nem mesmo a luz. Há alguns desafiadores para essa noção. Stephen Hawking sugeriu décadas atrás que o calor pode irradiar a partir de um buraco negro, e, recentemente, ele sugeriu que informação poderia escapar também. Pode haver alguns métodos quânticos para recuperar informações de um buraco negro. Mas, em sua maioria, aquilo que entra em contato com um buraco negro é consumido no esquecimento – em alguns casos, só leva um pouco de tempo para que o buraco negro absorva tudo.

Isso é o que está acontecendo no vídeo abaixo. A NASA criou esta animação com base em observações de um buraco negro supermassivo em uma galáxia a 290 milhões de anos-luz de distância. A animação mostra uma estrela sendo dilacerada pela gravidade do buraco negro.

“O buraco negro rasga a estrela distante e começa a engolir o material muito rapidamente, mas esse não é o fim da história”, disse Jelle Kaastra, co-autor de um estudo de acompanhamento publicado na Nature. “O buraco negro não pode manter esse ritmo, então ele expele um pouco do material para o exterior.”

Esse material é a brilhante ‘nuvem’ que você vê no vídeo. Os pesquisadores descobriram que alguns dos restos dispersos da estrela estão se movendo para longe do buraco negro tal como o vento. Infelizmente para os restos gasosos, eles não estão se movendo rápido o suficiente para escapar.

Eventos como este, onde uma estrela está interagindo com um buraco negro, são chamados de interrupções de maré, e eles podem emitir raios-x, observáveis durante anos pelos cientistas. Embora tenham observado interrupções de maré antes, eles ainda estão aprendendo sobre a mecânica de como se formam. Mais observações destas mortes estelares dramáticas poderiam nos dar um maior conhecimento sobre como os buracos negros funcionam, enquanto nos permite manter uma distância segura. 290 milhões de anos-luz está perto o suficiente para um conforto.