Assista a um motor alimentado por evaporação dirigir um carro

A evaporação é um fato aqui da Terra, certa como a morte e os impostos. Em qualquer momento, a água está evaporando a partir do solo ou oceanos e entrando na atmosfera em quantidades maciças.

Agora, alguns pesquisadores acreditam ter descoberto uma maneira de aproveitar esse processo para criar uma fonte de energia renovável indefinidamente. Em um artigo publicado na Nature Communications, cientistas da Universidade de Columbia anunciaram a descoberta de uma maneira de construir um motor de evaporação capaz de produzir energia. O segredo? Esporos bacterianos.

Na natureza, os esporos bacterianos expandem quando exposto à água, e contraem quando eles secam, um simples movimento que os pesquisadores acreditavam ser aproveitável em uma máquina.

Eles então ligaram os esporos bacterianos a uma fita flexível, criando o que eles chamaram músculos artificiais impulsionados por higroscopia (HYDRAs – sigla em inglês). Quando expostos à água ou ar úmido, os esporos expandem, esticando a fita. Quando se deparam com algo seco, a fita contrai, agrupando-se em formas curvas.

Então, o que podem fazer esses HYDRAs?

Eles podem levantar pesos:

Abrir abas estranhas:

E podem até alimentar um carro:

Ok, é um carro de brinquedo e ele vai muito lentamente. Mas, ainda é impressionante. Eventualmente, os pesquisadores esperam que eles ou outros possam desenvolver motores mais potentes utilizando técnicas semelhantes, abrindo o caminho para tecnologias no futuro que serão executadas com nada além de água. Como dizem os pesquisadores em um vídeo explicando a sua nova técnica, essa possibilidade é “muito emocionante.”