Assista à sonda Opportunity correr uma maratona em Marte [VÍDEO]

Já pode entrar para história como a maratona mais lenta nunca concluída. Depois de 11 anos, a sonda Opportunity, da NASA, completou uma maratona em Marte em 15 de abril, viajando cerca de 42 km desde quando ela começou sua jornada, em 2004. Agora, você pode assistir a um timelapse do progresso da sonda condensado em cerca de 8 minutos. Para efeito de comparação, os humanos mais rápidos podem correr uma maratona em pouco mais de duas horas.

Mas, mesmo depois de atingir esse marco, a Opportunity não está cansada. A NASA está direcionando a sonda movida a energia solar para um trecho ensolarado de um vale apropriadamente chamado Marathon Valley. Ela vai passar o inverno marciano lá, estudando a geologia da área.

Embora a sonda Curiosity, que desembarcou em 2012, tenha chamado a nossa atenção ultimamente, a Opportunity não é nada menos do que extraordinária. Em vez de apenas completar a “corrida” de três meses, para a qual estava programada, ela vem correndo por mais de 11 anos, e não mostra sinais de que vai parar.