Astrônomos russos descobrem galáxia devoradora

A 70 milhões de anos luz de nós, na constelação de Fornax, existe uma galáxia devoradora, que se colidiu com várias outras espirais ao longo de sua história.

A galáxia, chamada NGC 1316, aparece em destaque na imagem acima, junto de NGC 1317, que teve uma vida mais calma. A foto foi capturada pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), em La Silla, no Chile.

Cientistas explicam que as longas faixas de poeira cósmica próximas a seu centro e uma população de pequenos aglomerados estelares são evidências de que a galáxia engoliu algumas estrelas e outras galáxias espirais há bilhões de anos.

Colisões entre galáxias é algo extremamente comum, e como é de se esperar, causa a fusão entre elas, e a criação ou destruição de algumas estrelas. Mas não é algo muito comum uma galáxia se colidir com várias outras, principalmente quando esta não está em um aglomerado. Por isso, a descoberta surpreendeu os astrônomos.

Segundo fontes, a descoberta dessa galáxia pode auxiliar na compreensão da ”morte rápida” de algumas galáxias após colisões semelhantes.

Todavia, ainda não há dados suficientes sobre a galáxia, por isso os astrônomos estão em busca de galáxias semelhantes à ela.

[Mistérios do Mundo]