Como provavelmente as auroras se parecem em Marte

Apenas há alguns meses atrás, a sonda MAVEN, da NASA detectou uma aurora ultravioleta em Marte. E embora o satélite europeu Mars Express tenha avistado um aurora em 2005, os cientistas não tinham certeza se ela seria visível a partir da superfície marciana.

Agora, após fazerem alguns experimentos de laboratório e de modelagem, os cientistas estão quase certos de que os futuros colonos de Marte serão capazes de olharem para cima e admirarem auroras extraterrestres. E acontece que a aurora do planeta vermelho é principalmente azul, com alguns matizes de vermelho e verde.

Na Terra, as auroras se formam quando partículas carregadas do Sol colidem com a atmosfera. Como as partículas solares batem em moléculas de oxigênio e nitrogênio, a energia é liberada na forma de luz colorida. Voilà, uma aurora.

O processo é praticamente o mesmo em Marte, exceto que a sua atmosfera contém uma maior proporção de nitrogênio ionizado, que, quando atingido pelas partículas solares, dá uma cor roxo-azulada.

Cada campo magnético do planeta determina onde suas auroras são encontrados, porque ele atrai as partículas carregadas a partir do Sol. Na Terra, as auroras tendem a se concentrar perto dos pólos, porque é onde o campo magnético é mais forte. Embora Marte já tenha tido um campo magnético global como o nosso, ele foi degradado ao longo do tempo. Agora tudo o que resta são pequenos locais intensos magneticamente (chamados de “anomalias magnéticas crustais”). Eles estão localizadas principalmente no hemisfério sul, de modo que é onde as auroras marcianas são concentradas também.

As novas previsões vêm de um simulador de aurora chamado Planeterrella. Esta esfera em miniatura é magnetizada para simular um campo magnético, e os cientistas atiram elétrons nele para ver como o campo magnético, os elétrons e a atmosfera ao redor interagem. Tudo isto ocorre dentro de uma câmara de vácuo para simular as condições do espaço. Para esta experiência particular, os cientistas encheram a câmara com dióxido de carbono para simular a atmosfera de Marte.

O simulador Planetarrella

O simulador Planetarrella