Bacon pode aumentar o risco de câncer

Comer uma dieta rica em carnes processadas, como salsichas e salames, pode aumentar o risco das pessoas desenvolverem câncer colorretal, de acordo com um comunicado da Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer (IARC, sigla em inglês), parte da Organização Mundial de Saúde.

Depois de considerar os resultados de mais de 800 estudos, o comitê classificou as carnes processadas como um cancerígeno do Grupo 1, que é conhecido por causar câncer em humanos – outros agentes nesse grupo incluem o álcool, tabagismo e vários compostos químicos. A carne vermelha, tais como carne de boi ou de porco, foi categorizada como um possível cancerígeno do Grupo 2A.

151026-IARC-Meat-rating-TWITTER[1]

Mas, ter uma dieta cheia de bacon e linguiça não significa que uma pessoa está suscetível de desenvolver câncer tanto quanto um fumante está. 3 em cada 10.000 casos de câncer colorretal é causada por carnes processadas, disse um especialista em saúde nutricional e gastrointestinal ao The Guardian – o que é cerca de 40 casos nos EUA por ano. Fumar, por outro lado, é responsável por 30% de todas as mortes por câncer (e muitos mais casos), o que é quase 177.000 mortes por ano apenas nos EUA.

Então, embora a evidência que suporta a ligação entre carnes vermelhas e processadas e um risco elevado de câncer seja forte, comer esses alimentos não é o maior risco para desenvolver câncer – tabagismo, obesidade e consumo de álcool ainda são os responsáveis ​​por milhões de mortes a mais no mundo.

“Para um indivíduo, o risco de desenvolver câncer colorretal (intestino) por causa de seu consumo de carne processada permanece pequeno, mas este risco aumenta de acordo com a quantidade de carne consumida”, disse Kurt Straif, chefe do programa do IARC, em um comunicado de imprensa.

Como o Cancer Research UK aponta, um pouco de carne não é ruim para você, contanto que seja com moderação.