BlackBerry poderá produzir celulares antibacterianos para hospitais

Você pode ter pensado que BlackBerrys saíram de moda com o advento do  touch screen, mas a empresa está fazendo um movimento ousado para colocar seus dispositivos de volta no centro das atenções. Bem, pelo menos em hospitais – a BlackBerry anunciou que poderá fazer celulares antimicrobianos para os profissionais da saúde.

Nós não costumamos pensar sobre o quanto de bactérias emboscadas temos em nossos celulares. Mas acontece que são muitas – um estudo do ano passado encontrou mais de 7.000 tipos de bactérias em 51 telefones celulares, e as pessoas muitas vezes têm impressões digitais microbianas únicas em seus dispositivos. E isso pode mudar ao longo do dia, já que você verifica o seu telefone mais de cem vezes por dia, transmitindo a cada vez as bactérias da última coisa em que você tocou.

Para uma pessoa comum, ter uma abundância de bactérias em seu telefone, provavelmente, não é um grande negócio. Mas em um hospital, a transmissão bacteriana é um problema enorme. Bactérias resistentes aos antibióticos, que estão em ascensão, podem infectar pacientes com sistemas imunológicos já comprometidos; infecção hospitalar é uma das principais causas de morte nos hospitais. Se um médico está verificando seu telefone no quarto de um paciente infectado, então vai verificar em outro de um paciente com um sistema imunológico comprometido, podendo involuntariamente transmitir a infecção. Normas de higiene atuais exigem que os médicos limpem seus telefones com álcool antes de deixar o quarto de cada paciente, mas ninguém garante que estes toalhetes de álcool são tão eficazes como eles deveriam ser.

A Blackberry está testando um projeto piloto de alertas clínicos em um hospital fora de Toronto para ver se há demanda para um telefone celular antibacteriano. Se houver, parece que para empresa é jogo: “Os profissionais de saúde terão de se preocupar com uma coisa a menos para limpar,” disse John Chen, CEO da  BlackBerry, em uma conferência de imprensa. Até agora a empresa não lançou quaisquer detalhes sobre como exatamente os telefones iriam afastar as bactérias.