Calça skinny pode causar danos nos nervos e músculos

Calça skinny pode ser a última moda, mas elas são realmente apertadas – no sentido físico. Uma mulher na Austrália descobriu a desvantagem de sua calça apertada quando ela teve dificuldade para andar, até que ela já não podia mais sentir seus pés, de acordo com um estudo de caso publicado no Journal of Neurology Neurosurgery & Psychiatry.

A mulher, de 35 anos, passou um dia inteiro ajudando um parente seu na mudança de casa. Ela usava seu jeans skinny para esta tarefa e passou muito tempo de cócoras, removendo objetos de armários baixos. À medida que o dia passou, a calça ficou apertada e menos confortável, mas ela não parou a tarefa. Mais tarde, a noite, seus pés ficaram dormentes e ela teve dificuldade para caminhar. Ela não conseguia controlar seus pés e tropeçou, incapaz de se levantar, passando várias horas no chão até ser encontrada e levada ao hospital.

No momento em que os médicos a viram, suas pernas estavam tão inchadas que eles tiveram que cortar o jeans skinny para tirá-lo. Ela havia perdido completamente a sensibilidade em suas pernas e pés, e não podia mover os dedos corretamente. Tomografias e outros exames mostraram que a compressão prolongada da calça de brim tinha danificado as fibras nervosas e musculares em suas pernas. Quando os músculos incharam, eles comprimiram os nervos próximos, causando o entorpecimento.

A paciente teve síndrome de compartimento, uma condição que ocorre quando o suprimento de sangue é cortado a uma parte específica do corpo. E, embora o tempo que ela passou de cócoras tenha sido, provavelmente, a principal causa, a calça apertada piorou a situação, dizem os médicos.

Depois de quatro dias recebendo medicamentos intravenosos, a paciente foi autorizada a ir para casa. Ela podia andar muito bem.

Então, se você ainda está submetendo suas pernas à tortura de jeans skinny, salve os agachamentos com roupas mais adequadas. E se preocupe menos sobre ser elegante no dia da mudança.