O que causa no buraco negro sua súbita explosão gigante de luz?

Telescópios já capturaram buracos negros emitindo luz, mas o que a causa tem sido um mistério. Agora, os cientistas da NASA confirmaram pela primeira vez que luzes de raio-x de um buraco negro supermassivo foram causadas pela ejeção de sua coroa.

A conclusão vem de observações feitas pelo Observatório Swift da NASA e o Nuclear Spectroscopic Telescope Array (NuSTAR). O Swift observou as explosões de raios gama e raios-x, e ao fazê-lo, viu um grande clarão vindo do buraco negro supermassivo conhecido como Markarian 335, em setembro de 2014. Depois disso, o NuSTAR centrou a sua atenção sobre ele para pegar o final da explosão de luz. Depois de analisar os dados recolhidos pelo Swift e o NuSTAR, os cientistas determinaram que eles tiveram um vislumbre da corona do buraco negro ejetando e colapsando.

Concepção artística de um buraco negro supermassivo, rodeado por um disco giratório de material caindo sobre ele

Concepção artística de um buraco negro supermassivo, rodeado por um disco giratório de material caindo sobre ele

“Esta é a primeira vez em que fomos capazes de ligar o lançamento da corona à explosão de luz”, disse Dan Wilkins, da Universidade de Saint Mary, em Halifax, no Canadá, e principal autor de um novo artigo sobre os resultados, em um comunicado. “Isso vai nos ajudar a entender como os buracos negros supermassivos alimentam alguns dos objetos mais brilhantes do universo.”

Este é um grande passo em frente para compreender mais sobre os buracos negros, mas outros mistérios permanecem: como, o que faz com que um buraco negro ejete sua corona.