O Cavalo de Tróia realmente existiu?

Ninguém sabe ao certo, mas provavelmente não. Evidências sobre a existência da cidade de Tróia e sobre uma guerra entre ela e os gregos até já foram encontradas, mas sobre o lendário cavalo, nada.

Entretanto, essa história é tão boa que conquistou até Hollywood: no filme Tróia, o equino mitológico divide as atenções com o astro Brad Pitt.

Troy-Gallery[1]

Cavalo do filme “Tróia”

O artifício grego de construir um enorme cavalo de madeira, recheá-lo de soldados e abandoná-lo diante das muralhas de Tróia é descrito em detalhes no poema épico Eneida, do poeta latino Virgílio. Ele conta como os gregos, fingindo abandonar a guerra, retiraram-se para uma ilha próxima, deixando o cavalo como oferenda a Atena, deusa protetora de Tróia.

762px-Mykonos_vase[1]

Detalhe do Vaso de Mykonos, com uma das mais antigas representações do Cavalo de Troia, século VIII a.C.

Os troianos acolheram o presente e, durante a noite, os guerreiros que estavam dentro dele abriram as portas da cidade para a entrada do exército grego, que massacrou os rivais. Outros relatos sobre essa fantástica história são atribuídos ao poeta Homero, mas a própria existência do escritor como personagem histórico é incerta.

Se o cavalo de fato existiu, deve ter sido construído por volta do ano 1250 a.C., quando teria ocorrido a famosa guerra, no litoral oeste da atual Turquia. “Vários sítios da atual costa turca foram destruídos entre os séculos 12 e 13 a.C. Ou seja, os poemas reduzem a uma cidade acontecimentos que abalaram toda a região na época”, diz a historiadora Maria Cristina Kormikiaria, da Universidade de São Paulo (USP).

Ruínas de uma das Tróias (a cidade teve que ser reconstruída várias vezes)

Ruínas de uma das Tróias (a cidade teve que ser reconstruída várias vezes)

Real ou não, o Cavalo de Tróia teve um papel fundamental. “Ele foi um símbolo de guerra importante para os gregos. Há quem se refira a ele como o primeiro tanque de guerra da humanidade”, diz outra historiadora, Margarida Maria de Carvalho, da Unesp de Franca (SP).

O cavalo em um vaso de Corinto

O cavalo em um vaso de Corinto

Relevo da cultura Gandhara

Relevo da cultura Gandhara

[Mundo Estranho]