Novo censo mostra que há mais árvores na Terra do que imaginávamos

É oficial. Os seres humanos estão em número bem menor do que as árvores.

Em um artigo publicado hoje na Nature, pesquisadores anunciaram que há 3 trilhões de árvores no planeta, muito mais do que os cientistas haviam estimado. Em estudos anteriores, eles descobriram que havia 400 bilhões, mas um novo método de pesquisa mapeia a densidade florestal, olhando tanto para dados recolhidos remotamente a partir de satélites e aviões,  como para dados coletados em campo.

3 trilhões de árvores! Incrível, certo? Mas, como acontece com quase todas as histórias ambientais já escritas, há um lado negativo. Os pesquisadores também descobriram que “baseados em nossas densidades de árvores projetadas, estimamos que mais de 15 bilhões de árvores são cortadas a cada ano, e o número global caiu cerca de 46% desde o início da civilização humana.”

É por isso que nós não podemos ter planetas agradáveis.

Árvores voltam a crescer, de modo que o prejuízo real a cada ano é de cerca de 10 bilhões de árvores, o que ainda é substancial o suficiente para ter pesquisadores preocupados. O desmatamento é uma grande parte do problema, com árvores que normalmente absorvem e armazenam dióxido de carbono sendo cortadas para limpar terreno para a agricultura, a indústria ou a habitação. Infelizmente, a perda de florestas parece estar aumentando, em especial em áreas tropicais, onde a maioria das árvores estão concentradas.