Cientistas afirmam terem encontrado o maior tubarão branco já visto

O Ministério da Pesca da Austrália identificou e classificou o maior tubarão branco jamais encontrado. Este exemplar de Carcharodon carcharias, ou tubarão branco, é uma fêmea com 30 anos de idade, que mede 5,3 metros de comprimento e pesa 1,6 tonelada.

O animal foi capturado próximo da costa de King George Sound, a 400 quilômetros de Perth, nas proximidades da Ilha Mistaken. Lá, depois de quase três horas de busca, encarregados da Rede de Monitoramento de Tubarões conseguiram capturar a criatura e introduzir um sinal de rastreamento no corpo do enorme tubarão. Desta forma, será possível controlar seus movimentos nos próximos anos.

Este processo de identificação, classificação e monitoramento de animais marinhos é de grande ajuda aos pesquisadores, ainda mais neste caso que se trata de uma espécie rara e de uma fêmea nesta idade. Além disso, os envolvidos no  projeto acreditam que será de fundamental importância conhecer, em profundidade, os movimentos deste tubarão para melhorar a segurança nas costas australianas.

Até o momento, as autoridades estipularam que peixes grandes que rondam praias lotadas sejam abatidos, o que gerou protestos de organizações ambientalistas. Mark Kleeman, chefe do projeto de monitoramento de tubarões, disse que “mais de 30 espécimes jovens são classificados, mas ter os registros de uma fêmea adulta é algo muito importante para nós.”

[History]