Cientistas descobrem como camaleões mudam de cor

Camaleões são famosos por suas mudanças de cores. Mas como eles realmente conseguem mudar completamente de cor em poucos minutos?

Um novo estudo publicado na Nature Communications mostra que a resposta está em uma estrutura de nanocristais encontrada apenas sob a pele do camaleão.

Ao contrário da crença popular, os camaleões não mudam de cor apenas para se camuflarem no ambiente. Eles também mostram suas cores em rituais de acasalamento. Neste caso, os pesquisadores aproveitaram suas interações sociais mostrando a um camaleão macho um concorrente do mesmo sexo, fazendo-o mudar de cor, para um amarelo-laranja. Assista a um timelapse da mudança:

Os pesquisadores descobriram que a mudança de cor do camaleão deve-se ao alongamento ou relaxamento de sua pele. Esse movimento faz com que a estrutura de cristal incorporada à pele mude de forma, refletindo diferentes comprimentos de onda de luz, mudando as cores que vemos. Os pesquisadores também descobriram uma camada de pele ainda mais abaixo da pele do camaleão, que parece refletir luz infravermelha. Eles acham que isso pode ser como camaleões conseguem manter-se frios mesmo em climas quentes.