Cientistas descobrem ouro em árvores de eucalipto

Uma inusitada descoberta pode ser de grande valia para os garimpeiros em uma época de diminuição de reservas de ouro e disparada dos preços.

Cientistas australianos encontraram minúsculos traços de ouro em folhas de eucalipto, um incrível marcador da localização do metal no subsolo.

“Esta ligação entre o crescimento da vegetação e depósitos de ouro enterrados pode ser fundamental no desenvolvimento de novas tecnologias para a exploração mineral”, afirma um resumo do estudo divulgado para a imprensa

Eucaliptos são árvores que podem atingir até 10 metros de altura. Eles fincam suas raízes até 40 metros abaixo do solo de regiões secas para buscar água. Suas raízes podem ultrapassar locais ricos em ouro, portanto, quando eles absorvem a água, parte do ouro também é absorvido.

483550862311518-t640[1]

As árvores estudadas estão nas regiões oeste e sul da Austrália. A descoberta foi possível graças à utilização de raios-X nas folhas, ramos, tronco e no solo.

Imagem mostra metal em folhas de eucalipto

Imagem mostra metal em folhas de eucalipto

gold-leaf-deposit450[1]

Como o ouro é tóxico para a árvore, o metal é conduzido para as suas extremidades (folhas), onde a concentração é mais elevada do que no restante da árvore.

A descoberta pode levar ao desenvolvimento de novas técnicas para a exploração do metal que, embora seja amplamente utilizado em jóias, é também de suma importância para a eletrônica.

“Esta é uma forma mais direcionada de procurar minerais e que permite uma redução dos custos e dos impactos no ambiente”, afirma Melvyn Lintern, um dos cientistas que assinam o artigo.

[Mistérios do mundo, Youtube]