Os cientistas estão tentando descobrir como alterar os tipos sanguíneos

Em algum momento da sua vida, você provavelmente já foi convidado a doar sangue. Se o seu sangue é tipo O, você pode ter sido convidado a doar ainda mais, porque o seu tipo é o mais útil e é o menos comum. A diferença entre os tipos de sangue pode parecer pequena – pessoas com tipos sanguíneos A e B têm uma molécula de açúcar extra ligada à superfície de suas hemácias – mas uma transfusão do tipo errado pode ser fatal. Por exemplo, o sistema imunológico de um indivíduo tipo O vai lançar um ataque maciço sobre as “células invasoras” de um indivíduo tipo A, tudo porque ele detecta aquela molécula de açúcar.

Agora, pesquisadores da University of British Columbia descobriram uma maneira de mudar o tipo sanguíneo doado por voluntários, usando uma enzima que simplesmente “corta fora” o açúcar extra, chamado antígeno. O resultado: o sangue é mais parecido com o tipo O, do doador universal.

Esta não é a primeira vez que os pesquisadores produziram sangue com menos antígenos no laboratório, mas esta tentativa funcionou melhor do que qualquer outra. Eles usaram uma técnica chamada evolução dirigida, inserindo mutações específicas no DNA de bactérias para que elas produzam a enzima ainda mais poderosa. Depois de cultivar as bactérias ao longo de cinco gerações, a enzima tornou-se 170 vezes mais eficaz.

Embora esta enzima funcione muito bem para remover a maioria dos antígenos, ela não é perfeita. Isso significa que o sangue tratado não é um tipo O perfeito, o que é necessário para que a enzima seja utilizada no sangue do dador. Os pesquisadores estão trabalhando para torná-la ainda mais eficaz e estamos confiantes de que em breve ela será poderosa o suficiente para ser usada em um ambiente clínico.