Cientistas estão imprimindo tumores em 3D

Existe muita esperança em torno de impressoras 3D capazes de produzir coisas com células vivas – novos órgãos para quem precisa de um transplante ou pele para vítimas de queimaduras, por exemplo. Mas agora elas estão sendo usadas com um objetivo inusitado: imprimir tumores.

A ideia é criar, em laboratório, um modelo de tumor cervical mais próximo do encontrado em pacientes. Normalmente, células cancerígenas são estudadas em placas de petri e acabam sendo modelos em 2D dos tumores. Com um modelo em 3D, cientistas podem analisar melhor o seu comportamento e ver como o câncer reage a diferentes tipos de treinamento. Quanto mais realista é o modelo, mais promissores são os tratamentos que funcionam nele.

Ou seja: criar câncer pode ser um passo para curar câncer.

Atualmente, uma equipe internacional de cientistas trabalha no projeto.

[Galileu]

bf493033f1_online[1]

Fabricação de construções em hidrogel. (A) Esquema do processo de impressão de células 3D. (B) O design das construções de hidrogel. (C) Esquema da linha do tempo da pesquisa. Ambas, construções de hidrogel e amostras planas 2D, foram cultivados por 5 dias e mais 3 dias com / sem adição de paclitaxel. (D) A viscosidade de hidrogéis a diferentes temperaturas. (E) a taxa de sobrevivência celular em diferentes temperaturas. (F) Vista superior das construções de hidrogel no dia 0, dia 5 e no dia 8. (G) A viabilidade celular após a impressão através da coloração para vivo / morto sob LSCM, onde as células vivas são coloridas em verde e as mortas são coloridas em vermelho.

Mais detalhes: Revista especializada IOP Science