Círculo de gelo se forma na Dakota do Norte

Uma cena raramente observada, este círculo de gelo no rio Sheyenne, na Dakota do Norte (EUA), é um espetáculo de inverno que exige dois ingredientes: ar enregelante e um redemoinho em um rio não tão gelado – além de muita paciência.

O círculo de gelo é uma “coleção de cubos de gelo” presos em um redemoinho, explica Allen Schlag, hidrólogo do Serviço Meteorológico Nacional de Bismarck, em entrevista. O tempo frio do fim de semana passado congelou trechos do rio em outras áreas, que se romperam e foram levados pela correnteza até serem apanhados pelo redemoinho. A neve e o gelo continuaram a se acumular sobre o turbilhão, que se expandiu em uma série de círculos concêntricos.

O engenheiro aposentado George Loegering se deparou com o disco giratório de gelo enquanto caçava com parentes, e calculou seu diâmetro em cerca de 15 metros. “No começo, eu não acreditei. Foi surreal”, contou.. Mais tarde, ele pesquisou o fenômeno na internet e descobriu que é um evento relativamente raro. “Esse foi um dos melhores exemplos que eu já vi. É muito bonito”.

[Discovey Brasil, Youtube]