Um cogumelo atômico feito de creme de café

Nas primeiras horas da manhã de 16 de julho de 1945, uma equipe de cientistas do teste Trinity, no Novo México, se afligia com uma grande esfera de cabos elétricos e de aço que chamaram de “Gadget”. Algumas horas mais tarde, o dispositivo explodiu no que foi o primeiro teste de uma bomba atômica. Ela criou um flash de luz, um rugido e uma crescente nuvem de gás, poeira e detritos que desde então se tornou o símbolo universal de um poder incomensurável.

William Gurstelle, da revista Popular Science, decidiu fazer a sua própria bomba.

Não tendo acesso ao urânio, ele usou a próxima melhor coisa: creme de café não lácteo. Sim, é possível fazer uma nuvem de cogumelo com os ingredientes que clareiam o seu café. Esses cremes têm, em sua maioria, gordura inflamável, e seu aspecto, em forma de pó, fornece uma abundância de acesso ao oxigênio, criando um combustível explosivo.

Sua nuvem de cogumelo começou com uma lata de ferro de 1.300 g. Primeiro, ele depositou uma fina camada de pó negro, constituído por dois combustíveis – carvão e enxofre – e um produto químico de fornecimento de oxigênio chamado nitrato de potássio. Esta camada tem duas funções: inflamar o creme de café e elevar a queima de combustível para o ar. Em seguida, ele adicionou papel de seda, para isolar o pó preto até que fosse totalmente exposto, e uma camada de creme de café. Finalmente, Gurstelle inseriu um pavio de segurança com “6 segundos” de comprimento em um buraco perfurado no fundo da lata.

Depois de colocar os óculos de segurança, ele acendeu o pavio e, em seguida, abrigou-se atrás de uma árvore a cerca de 9 m de distância. O fusível detonou o pó preto, que queimou rapidamente, acendendo o creme de café, e impulsionando-o para fora em uma bola de fogo gigante. Conforme o creme em chamas subiu, ele deixou um vácuo no seu rastro de modo que mais ar avançou para preenchê-lo. O resultado foi uma coluna de gás em chamas que era mais quente no seu centro. Devido ao núcleo quente subir mais rápido do que o perímetro frio, as bordas pareceram tombar, criando a forma tradicional de cogumelo. A nuvem turva, com o seu coração laranja brilhante, fez uma bela vista sobre um dia diferentemente pacífico.

Aviso!!

Não tente este projeto em casa. Gurstelle é um especialista em balística, ele sabe como acender uma nuvem de cogumelo sem fundir suas mãos.