Você pode comer fast food depois de um treino para criar músculos

Se você está treinando para uma maratona ou para ficar bombado como o Arnold Schwarzenegger, a intensa atividade física esgota a fonte primária de energia dos seus músculos, o glicogênio. Há uma indústria inteira de suplementos pós-treino destinados a ajudarem os seus músculos a se recuperarem o mais rápido possível. Mas, de acordo com um estudo recentemente publicado no International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, outros alimentos – incluindo o fast food – poderiam repor o glicogênio de forma tão eficaz quanto os suplementos especiais.

Quando você levanta um haltere pesado, a energia que você está usando vem do glicogênio, que compõe 2% do peso de seus músculos esqueléticos. (Glicogênio também pode ser armazenado no fígado e lançado como uma fonte reserva de energia) Como você usa os seus músculos, a quantidade de glicogênio diminui gradualmente, geralmente esgotando seu suprimento de 10 a 30 minutos após o início de uma atividade, dependendo da sua intensidade.

Substituir esse glicogênio depois de um treino é fundamental – se você não fizer isso, os músculos podem ir à procura de outras fontes de energia, enfraquecendo a estrutura do corpo e forçando o sistema imunológico. Os carboidratos são a principal fonte de glicogênio, e é por isso que um monte de atletas fazem “carbo-loading” antes de um evento intenso, para dar a seus músculos mais energia. Mas comer alguns carboidratos depois de um treino é importante também, para repor o glicogênio perdido durante o treino e fazer os músculos ficarem mais volumosos, em preparação para o estresse futuro.

No novo estudo, os pesquisadores testaram os efeitos dos suplementos de glicogênio e do fast food sobre a recuperação de glicogênio e o desempenho do exercício. Onze participantes jejuaram por 12 horas antes de um treino de resistência de 90 minutos. Imediatamente após,  metade deles foram alimentados com pão quente, batatas fritas e suco de laranja, em seguida, depois de 2 horas foi dado um hambúrguer, batatas fritas e uma Coca-Cola.

fast-food[1]

À outra metade foi dada Gatorade e barras energéticas nos mesmos horários. Em vários intervalos após a refeição, os pesquisadores levaram amostras de tecido muscular e fizeram exames de sangue para verificar os níveis de glicogênio dos participantes. Eles descobriram que, após quatro horas, os resultados foram basicamente os mesmos, não importando o que os atletas comeram.

beneficios-da-castanha-do-para-na-barra-de-cereal[1]

Os pesquisadores concluíram que alguns alimentos que não são necessariamente marcados como suplementos pós-treino ainda poderiam fazer o mesmo efeito, o que é ótimo. Mas, muito fast food inclui componentes nutricionais que podem retardar a reposição de glicogênio, como gordura ou fibra.

Também é importante notar que os pesquisadores não estão dizendo que o fast food é melhor do que esses suplementos nutricionais; em geral, comer muito desses alimentos pode ser prejudicial para a sua saúde em geral, já que muitas vezes eles contêm uma grande quantidade de sódio, colesterol e calorias que podem conduzir a uma série de problemas de saúde, tais como a obesidade. Então, como em qualquer ida a um restaurante fast food, cautela, especialmente depois de um treino.